Com o processo de privatização da Eletrobras, trabalhadores que recebem o FGTS podem sacar até 50% do valor para investir em ações da empresa.
O valor mínimo de investimento é R$ 200 e é preciso ter o mínimo de R$ 400 para investir. Para vender ações, o trabalhador precisa ainda esperar 6 meses para isso, além do prazo mínimo de 12 meses para resgatar o dinheiro de volta. O valor irá para o saldo do FGTS. A abertura de reservas da oferta acontece entre os dias 3 e 8 de junho.
Quando os detalhes do processo de privatização da Eletrobras (ELET3;ELET6) vieram a público, os investidores rapidamente já começaram a se mobilizar graças a uma nova oportunidade: utilizar o saldo do FGTS para comprar as ações. A opção é muito interessante, comparando com a baixa rentabilidade anual do FGTS, mas dependendo dos caminhos a se tomar, os investidores podem ver sua margem de lucro reduzir drasticamente.
Considerando que a privatização terá o FGTS para trazer mais pessoas físicas para a privatização a simplicidade desse processo é essencial. Então, os fundos de investimento estão entrando em peso no movimento.
No entanto, considerando o cenário, pode não ser uma boa ideia sacar todo o limite disponível para apostar nas ações da Eletrobras.
No mercado de capitais existem relações de risco-prazo, e o cenário de curto prazo pode atrapalhar a vida de quem deseja aumentar sua rentabilidade acima do que paga atualmente o FGTS. O processo de privatização costuma desalinhar as expectativas do mercado com ativos, o que traz problemas para as ações a curto prazo. Por isso, tome cuidado: aporte seu FGTS como uma reserva de emergência.
Muitos investidores já utilizam o recurso como uma maneira de guardar dinheiro para certas necessidades, e se este for seu caso, talvez você precise desmontar sua posição na companhia antes mesmo de encontrar alguma rentabilidade no mercado de ações.
Portanto, quanto menor seu prazo ( sua necessidade de sacar este dinheiro) menor deve ser o percentual do seu FGTS alocado no processo de privatização. Confira abaixo os tetos recomendados para prazos de até 10 anos:

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as notícias mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!
Nossas redes: