Guia do Investidor
Carteira de FIIs da Mirae para Julho de 2020
Recomendações

Vale a pena investir em Fundos Imobiliários em 2022?

Você tem interesse em ? Os famosos estão sempre no olhar do , que está sempre em busca das melhores opções de .

No entanto, quando se trata de investimentos, existe uma verdade universal: rentabilidade! Investidores estão sempre em busca das melhores opções de investimento do mercado, e quando falamos de boas opções, estamos falando de rentabilidade!

Assim, entre as diversas opções de derivativos da , uma modalidade de investimento que se destaca são os fundos imobiliários! Que oferecem para seus investidores opções mais seguras de rentabilidade do que o .

Contudo, será que a pena Investir nos famosos fundos imobiliários em 2022?

Por que investir em FIIs?

Os fundos imobiliários, ao oposto dos fundos de , possuem uma margem de rentabilidade confiável. Afinal, investem, em geral em ativos “sólidos”. Ou seja, investe direta (ou indiretamente como no caso dos fundos de papéis)

Portanto, estão atrelados as taxas de juros e ao ROE dos empreendimentos físicos, como o pagamento de aluguéis de galpões e shoppings.

Leia mais  Neogrid, EspaçoLaser, PetroRio e mais 7 ações para Junho, da Genial

Por isso, estes fundos estão sempre sobre o olhar dos rentistas, pois oferecem oportunidade de rentabilizar seus investimentos de forma prática e com certa liquidez.

Mas vale a pena investir em FIIs em 2022?

Diante de uma alta mais intensa da , é comum que muitos investimentos de renda variável reduzam a atratividade frente à renda fixa. Mas e com os Fundos Imobiliários? Como ficam os FIIs com a recente alta da Selic?

Em primeiro lugar, é importante entender a relação dos FIIs com a Selic. Hoje a taxa básica de juros da se encontra em +10,75 por cento ao ano. Com a Selic subindo, é comum que haja um maior fluxo migratório de recursos que estavam em FIIs para ativos de renda fixa. Portanto, há, sim, um impacto negativo nos preços dos FIIs.

Por outro lado, apesar do efeito contracionista dos juros, é preciso entender o que já está nos preços dos fundos imobiliários, visto que o mercado busca sempre se antecipar aos eventos. Além disso, existem alguns FIIs que podem se beneficiar de uma Selic mais elevada.

Leia mais  Ações do Inter (BIDI11) ainda podem subir, aponta banco

No entanto, isto não necessariamente indica uma boa opção de investimento. Afinal, apesar da alta selic, e dos FIIs que se beneficiam disso, nem sempre estes fundos levam em conta a inflação. O que acaba tirando o brilho desta modalidade de investimento frente as letras do tesouro, como o IPCA+.

Por outro lado, a alta rentabilidade dos títulos e os benefícios fiscais (isenção de IR para pessoas físicas) trazem os fundos de volta ao jogo.

Quais os melhores FIIs?

Ademais, a Quantum Finance divulgou um levantamento dos Fundos Imobiliários em Dez/21. Confira abaixo a rentabilidade média dos setores de todos os FIIs listados em bolsa:

FOF-11,85%
Fundo de Papel9,63%
Multiestratégia-2,14%
Tijolo – Agência-12,02%
Tijolo – Educacional-7,78%
Tijolo – Híbrido-3,57%
Tijolo – Hospital-12,98%
Tijolo – Hotel-2,76%
Tijolo – Lajes Corporativas-9,82%
Tijolo – Logística-4,38%
Tijolo – Outros-7,54%
Tijolo – Residencial3,53%
Tijolo – Rural5,16%
Tijolo – Shopping-4,86%

A precificação do mercado com os ciclos de alta da selic já vem afetando os FIIs, especialmente os de tijolos mais propensos a sofrer com o novo ciclo de alta dos juros.

Leia mais  FIIs recomendados pelo Inter para Julho de 2020

Ainda há o caso de fundos imobiliários que se beneficiam das altas da Selic, como o caso dos fundos de papel que possuem operações de CRIs atreladas ao CDI. Esses fundos vêm elevando significativamente os seus rendimentos desde o início do ciclo de alta da taxa básica de juros, e essa dinâmica deve persistir até que a Selic volte a reduzir.

Por fim, não deixe de clicar aqui para conferir algumas opções de investimento em fundos imobiliários!

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as notícias mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Com crise interna, é o momento de comprar ações da Petrobras?

Leonardo Bruno

Como funcionam os Fundos Fechados para o planejamento patrimonial e sucessório

Guia do Investidor

SOMA3 e ITSA4: confira as indicações da Terra Investimentos para a semana

Leonardo Bruno

Perdido no mercado? Confira as indicações de ações da BB Investimentos e Warren para a semana

Leonardo Bruno

Com Banco do Brasil e Wells Fargo na lista, PagBank divulga suas ações recomendadas para a semana

Leonardo Bruno

Fundos imobiliários: Saiba como ter renda mensal investindo no mercado de short e mid stay

Guia do Investidor

Deixe seu comentário