Guia do Investidor
building savings and increase emergency funds z4lj2m5 110920203608
Guias

Vale a pena reinvestir Dividendos? Veja os prós e contras

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O dividendo é um dos pontos mais importantes de se lembrar quando estamos falando do mercado de capitais. Afinal, quando estamos falando de ações, os investidores estão sempre em busca dos maiores lucros possiveis. Contudo, será que realmente vale a pena reinvistir seus dividendos, ou vale mais a pena sacar este recurso? Confira agora!

O que é um dividendo?

Primeiramente, antes de destacarmos o melhor procedimento a se seguir com seus dividendos, é importante sempre ressaltar para aqueles que não conhecem o termo. Afinal o que é um dividendo?

Se você trabalha em alguma firma, aposto que já recebeu o famoso PL no final do ano, ou somente participações no lucro. Os dividendos partem do mesmo principio, contudo, representam a distribuição do lucro (ou parte dele) aos acionistas de uma empresa.

De acordo com a Lei das S/As de 1976 (Lei nº 6.404), as empresas listadas na Bolsa de Valores que tiverem lucro líquido devem distribuir uma porcentagem dele entre os acionistas.

Contudo, vale lembrar que as empresas não atuam sobre uma porcentagem fixa desses dividendos, logo, é preciso saber quais empresas estão pagando mais dividendos. Em geral, as empresas brasileiras costumam distribuir 25% do lucro como dividendos, mas existem exceções, tanto em empresas que pagam mais dividendos, quanto companhias que pagam valores ínfimos.

Portanto, voltando aos dividendos, eles funcionam assim: quando uma pessoa compra ações de uma companhia, ela passa a ser “sócia” do negócio – ou, como é popularmente chamado, acionista.

Como acionista, ela ganha o direito de receber parte do lucro líquido da empresa de acordo com a quantidade de papéis que ela possui. Essa distribuição acontece por meio dos dividendos e é uma forma de atrair investidores.

Leia mais  Vale (VALE3) altera valor final de pagamento de dividendos aos seus acionistas

Contudo, as opções de reinvestimento de dividendos, o verdadeiro foco do nosso texto, partem muito das formas que esses dividendos são distribuídos.

Os tipos de dividendos

Quem compra ações com direito a dividendos pode auferir parte dos lucros de diversas maneiras:

  • Em dinheiro

Nesse caso, a pessoa pode obter o valor exato de cada ação ou percentual (por exemplo, 5% do valor do estoque) que possui. Esse dinheiro pode até ser usado para comprar mais ações da empresa.

  • Em ações

Quem recebe o dividendo ganhará um determinado número de ações da empresa com base no valor que já possui.

  • Dividendo especial

Para dividendos especiais, o pagamento ocorre em um ponto fora da curva da agenda de dividendos- então, raramente acontece. Um dos motivos para isso é que a empresa vendeu parte de seus negócios ou registrou aumento substancial de caixa devido a mudanças na regulamentação.

  • Participação no capital (JCP)

Esse é um tipo de renda muito semelhante aos dividendos, mas, nesse caso, o investidor retém 15% do imposto de renda da fonte. Como a empresa é isenta de impostos sobre os dividendos aqui, ela pode distribuir mais lucros.

  • Direitos de subscrição

Quando uma empresa decide emitir mais ações, ela pode dar aos acionistas o direito de subscrever – nada mais do que o direito de comprar novas ações antes de abrir o capital, às vezes a um preço inferior ao preço da transação.

O reinvestimento de um dividendo

O reinvestimento de dividendos é uma das armas mais poderosas na caixa de ferramentas do investidor de renda, em outras palavras, os famosos rentistas, que gostam de viver apenas dos dividendos de seus investimentos. Você provavelmente já ouviu dizer que os juros compostos são a força mais poderosa do universo (uma citação atribuída a Einstein, quase certamente erroneamente); bem, o reinvestimento de dividendos tira proveito de algumas das mesmas forças – a saber, tempo e composição.

Assim, quando você opta por reinvestir seus dividendos, o pagamento de dividendos de cada ação é usado para comprar novas ações da mesma ação à taxa de mercado. Você então começa a ganhar dividendos sobre essas novas ações, e esses dividendos são transformados em mais ações, e assim por diante. Com o tempo, o número de ações que você possui e o tamanho dos “cheques” de dividendos que você recebe a cada trimestre irão aumentar gradualmente, sem que você faça nada. Em outras palavras, você está aumentando o número de ações (e o valor) de sua carteira de forma passiva. Parece realmente muito comodo não? Por isso, essa modalidade atrai muitos investidores, que preferem a calma dos dividendos do que as especulações malucas da Wallstreet para aumentar seus fundos.

Leia mais  Rende mais que a Selic: confira ações que pagam até 14% a.a. em dividendos

As vantagens de reinvestir

Se formos destacar dois pontos fortes de reinvestir dividendos, provavelmente, todo analista irá destacar:

  • Os dividendos são reinvestidos automaticamente nas ações da empresa,
  • Às vezes a preços abaixo do mercado.

Se você sabe como reinvestir dividendos, então você sabe que esses são os dois benefícios mais óbvios do reinvestimento de dividendos: você pode aumentar sua posição de graça, sem taxas e é automático, então você não precisa pensar nisso.

Se uma ação for de alta qualidade e você planeja possuí-la por um longo tempo, o reinvestimento de dividendos é uma ótima maneira passiva de aumentar sua exposição ao longo do tempo. Claro, você pode coletar os dividendos e depois investi-los manualmente em outra coisa, mas um bom hábito que não exige esforço é mais fácil de manter do que aquele que exige pouco esforço.

No entanto, a terceira grande razão para saber como reinvestir dividendos, e a menos óbvia, é na verdade a mais poderosa. É o poder de capitalizar, a mesma ação que torna os juros compostos tão poderosos.

Ao reinvestir os dividendos, você aumenta o tamanho do seu investimento, aumentando também os dividendos que receberá na próxima vez. Portanto, cada reinvestimento será ligeiramente maior do que o anterior (assumindo que os pagamentos de dividendos não diminuam). Assim como com os juros compostos, você ficará surpreso com a rapidez com que esses pequenos acréscimos podem soma

Se você tem alguma experiência com matemática, sabe como equações exponenciais podem ser… bem, exponencias.

Leia mais  Revisou: Movida altera valor de pagamento de JCP a acionistas

Os pontos negativos de reinvestir

Embora o reinvestimento de dividendos seja poderoso e seja importante saber como reinvestir os dividendos, há alguns motivos pelos quais você pode não querer reinvestir seus dividendos.

A razão mais óbvia é que você precisa da renda. Se você está na fase de “distribuição” de sua vida de investidor, o dividendo é uma fonte perfeita de renda passiva. Contudo, se você ainda é um “jovem” investidor, esta opção talvez não seja muito interessante, já que as rendas mais robustas rendem maiores dividendos.

Então, se você vai olhar para o seu portfólio em busca de receita todos os meses de qualquer maneira, faz sentido ter esse dinheiro depositado em sua conta.

Você também pode optar por parar de reinvestir seus dividendos por motivos de alocação. Reinvestir seus dividendos fará com que suas posições de ações cresçam ao longo do tempo, e se você já possui uma determinada ação por um longo tempo, ela já pode ser uma porcentagem grande o suficiente de seu portfólio.

As posições de maior rendimento crescerão mais rápido, o que pode desequilibrar suas alocações muito rapidamente. Portanto, quando uma posição de ações for tão grande quanto você deseja (por enquanto), sinta-se à vontade para desligar o reinvestimento de dividendos para essa posição e aproveitar a renda extra ou economizar dinheiro para investir em outras ações.

Por último, você também pode ter motivos específicos para ações para não reinvestir dividendos – se uma ação estiver temporariamente supervalorizada ou se você simplesmente não quiser comprar mais nenhuma a preços atuais.

Por fim, não deixe de conferir as ações que mais pagarão dividendos em 2021, para já começar a colocar em prática (ou evitar) os conceitos dos dividendos. Clique aqui para conferir!

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Vale (VALE3) está entre as melhores escolhas para dividendos

Márcia Alves

Grendene (GRND3) fará pagamento dividendos e JCP

Márcia Alves

Itaúsa (ITSA4) pagará R$ 5,6 bilhões de dividendos e JCP

Mateus Sousa

Apesar de quedas, Vale segue sendo a “queridinha dos dividendos”

Leonardo Bruno

R$ 1,12 por ação: Itaú divulga dividendos para encher o seu bolso

Leonardo Bruno

Cinco dicas para formar renda passiva com dividendos

Guia do Investidor

Deixe seu comentário