Em comunicado feito na quarta-feira (27), a Vale (VALE3) fechou um novo acordo para comprar a participação de 45% na Cemig GT.
Na quarta-feira (27), a Vale (VALE3) comunicou que fechou um acordo bilionário para obter participação de 45% da Cemig GT, empresa que é controlada pela Cemig, na Aliança Energia. O valor da aquisição é em torno de R$ 2,7 bilhões.
A transação está sujeita à aprovação pela Assembleia Geral de Acionistas da Cemig GT e de acordo com informações repassadas, a transação deve superar as condições precedentes usuais, incluindo a anuência de órgãos competentes.
Em nota, a mineradora diz que, em condição de sócia no empreendimento e considerando que a Vale (VALE3) utilize, a maior parte da energia gerada pela Aliança Energia, a companhia optou por exercer seu direito preferencial de aquisição e reforça que o volume de geração da Aliança Energia é estratégico na manutenção da matriz energética baseada em fontes renováveis da Vale (VALE3) no Brasil.
Sobre os ativos da Aliança Energia
O portfólio dos ativos da Aliança Energia que são voltados para a geração de energia elétrica, possui 7 usinas hidrelétricas localizadas em Minas, contando também com 3 parques eólicos localizados nos estados Rio Grande do Norte e Ceará, que juntos somam uma capacidade instalada de 1.438 Megawatts (MW) e uma média de 755 MW de garantia física.
Para a Vale (VALE3) a compra de participação na Aliança Energia é relevante para criar uma plataforma no setor de energia, que eventualmente poderá contemplar os demais ativos da mineradora.