Guia do Investidor
imovel
Investimentos

As principais vantagens ao investir em imóveis

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Um sólido investimento e com grandes benefícios a longo prazo, certamente comprar um imóvel é uma iniciativa que nunca sai de moda.

Em um período de incertezas no mercado financeiro, jogar simples não parece uma má ideia. Assim, investir no Tesouro Direto, em fundos de renda fixa e no CDB (Certificado de Depósito Bancário) com liquidez diária são alguns ótimos exemplos para quem busca diversificar a renda sem assumir grandes riscos.

Mais uma boa opção, a aquisição de imóveis tornou-se mais atraente nesse conturbado ano de 2020. Assim, isso se deve ao fato de que ficou muito mais fácil comprar uma casa ou apartamento financiado. Graças à abrupta redução da Taxa Selic que no terceiro trimestre de 2019 girava em torno de 6%. No entanto, agora, um ano depois, já está em 2%.–Garantindo assim juros muito mais baixos. Basta consultar um simulador de financiamento imobiliário para chegar a essa conclusão.

Leia mais  Vendas de imóveis residenciais sobem 26,6% no país, aponta indicador ABRAINC-FIPE

Além disso, esse artigo trará outros grandes motivos para investir em um imóvel. Acompanhe!

1. Realização de um sonho

No Brasil quase 20 milhões de famílias pagam aluguel todo mês em troca de moradia. Por isso, a aquisição de um imóvel certamente é um dos maiores capítulos da vida de um brasileiro.

A conquista de uma grande realização pode não ser uma vantagem direta e objetiva em termos de investimento. No entanto traz enorme satisfação pessoal para quem é capaz de alcançar o feito. 

2. Valorização e aumento do patrimônio

Segundo o Índice Fipe-Zap, os imóveis brasileiros valorizaram entre 1979 e 2015, 1,23% ao ano e com um detalhe: sem nunca terem desvalorizado durante o período. 

Ou seja, um imóvel comprado, seguindo essa tendência, sempre custará mais caro a cada ano que passa e é sem dúvida um bom investimento a médio e longo prazo.

Leia mais  Pesquisa revela que compra do imóvel influencia na qualidade de vida para 80% dos brasileiros

3. Investimento em renovações

Uma das vantagens de poder morar em um apartamento próprio é poder realizar benfeitorias da maneira que quiser e sem precisar consultar o dono do imóvel. Além disso, dependendo da benfeitoria, o imóvel passa a ficar mais valorizado, adquirindo um poder de revenda maior e diferenciais frente à concorrência na hora de negociá-lo.

Assim, substituir pisos antigos, higienizar paredes, pintá-las com tinta lavável, reformar a varanda são importantes. Além da renovação de espaços importantes como banheiros e cozinha são pontos essenciais para quem busca aumentar o valor do imóvel para planos futuros.

4. Viver de renda é uma possibilidade

Uma forma inteligente de investir em imóveis é ir comprando-os aos poucos e disponibilizando-os para contratos de aluguel. Dessa forma, você sempre estará lucrando com o seu patrimônio e, dependendo do valor dos contratos e da quantidade de imóveis, poderá viver do valor pago mensalmente por seus inquilinos.

5. Maior segurança financeira

Um imóvel pode ser visto como uma poupança. Inicialmente é feito um aporte com algum objetivo. Como por exemplo,–agar uma faculdade, ter uma reserva para emergências, fazer uma viagem, etc. Aquele valor investido rende todo mês. Assim sendo, você não está apenas guardando dinheiro. Está gerando capital sobre o valor que investiu.

Leia mais  Aumento de subsídio para imóveis no Casa Verde e Amarela deve incentivar setor

Dito isto, a venda de um imóvel pode virar a mesa de situações difíceis como dívidas, gastos com saúde. E, até mesmo impulsionar outros investimentos como a abertura de um negócio.

Uma forma rentável e ao mesmo tempo segura de aumentar o seu capital, o investimento em um imóvel traz diversos benefícios desde que seja feito com consciência e tranquilidade em cada uma das etapas do processo. 

Da busca por um imóvel com potencial até a forma de pagamento de olho nos juros de um eventual financiamento, é preciso estar sempre atento para encontrar a melhor oportunidade para você e para a sua família. 

Por fim, boa sorte em sua jornada e até a próxima!

Quer discutir sobre o Mercado de Imóveis e Fundos Imobiliários (FII’s)? Faça parte do nosso Grupo de FII’s no Telegram.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Venda de imóveis residenciais sobe 14,4% no ano, aponta indicador ABRAINC-FIPE

Guia do Investidor

Venda de imóveis cresce 9,8% no primeiro semestre, aponta indicador ABRAINC-FIPE

Guia do Investidor

Investimento em imóveis: Como obter bons resultados no financiamento imobiliário

Guia do Investidor

Preço de imóveis à venda sobe em capitais do país, revela estudo do QuintoAndar

Guia do Investidor

Valor total de venda de imóveis cresce 8,7% no ano, aponta indicador ABRAINC-FIPE

Guia do Investidor

Ações de empresas ligadas ao mercado imobiliário registram alta pelo 3º mês consecutivo

Guia do Investidor

Deixe seu comentário