Guia do Investidor
táxi aéreo
Colunistas

Veículos voadores: nos ares e em nossas garagens

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Desde a invenção da roda, a humanidade buscou aplicações para o uso dessa tecnologia, culminando na invenção da carroça no ano de 3500 a.C. aproximadamente. Contudo, o uso de tração animal fez com que diversos inventores e engenheiros trabalhassem em criações que a substituíssem pela tração mecânica entre 1769, com uso de motores a vapor, até 1885, com o conceito de motor à combustão interna para veículos de passageiros.

O resultado da evolução desses estudos foi a criação do primeiro “modelo” de automóvel, o Benz Patent-Motorwagen, desenvolvido pelo alemão Karl Benz.

Com essa ideia já definida, os engenheiros colocaram-se a trabalhar nesse novo tipo de veículo, visando otimizar a performance, rendimento, conforto, autonomia, segurança e velocidade. Além disso, despertou-se o interesse em competição e corrida de carros, culminando na criação da F1 e derivando em diversas outras categorias.

Leia mais  Andar de Uber ou Comprar um Carro? Saiba qual a melhor opção

Atualmente, os projetos de novos automóveis de passeio contam com sistemas de segurança ativos e passivos, o que garante nota máxima nos testes da N-CAP, e motores que devem atender a normas de emissões e rendimento, como o EURO6. Diversas montadoras estão seguindo a concepção de eletrificação dos veículos, desde carros de passeio a pick-ups, proporcionando uma nova jornada evolutiva para os automóveis.

Além disso, com o aperfeiçoamento de sistemas de controle e sensores, os automóveis contemporâneos contam com mecanismos que garantem maior conforto, segurança e comodidade na sua condução, possibilitando uma maior autonomia. Com essas mudanças nos modelos atuais, havia um outro aspecto muito presente em desenhos animados e que ilustravam nosso possível futuro: os carros voadores.

Unir a comodidade de poder dirigir até em casa, guardar o veículo na garagem ou ser possível voar para fora de um congestionamento, além de chegar mais rápido a um compromisso, parece ser a junção perfeita de diferentes perspectivas.

E foi isso que a empresa XPeng apresentou para o projeto de táxis voadores em Dubai. A cidade pertence a um país que investiu em modernidade e ideias revolucionárias, dessa vez, aproximando-se da realidade da cidade do desenho dos Jetsons.

Leia mais  Vendas de veículos disparam 93,5% em junho

O protótipo X2 é um carro voador de dois lugares, totalmente propulsionado por 8 rotores elétricos e autonomia de voo de 35 minutos. Possui estrutura em fibra de carbono, por conta da leveza e resistência, e foi projetado para voar a altitudes de até 1000 metros, sendo que sua velocidade pode atingir até 130 km/h.

Em uma análise mais focada, a criação da XPeng marca o nascimento de uma nova era de veículos voadores, porém, há uma semelhança maior com a ideia de um drone e-VTOL (electrical vertical takeoff and landing, na sigla em inglês), pois não contempla rodas montadas.

O conceito de ser autônomo é muito interessante, uma vez que pressupõe o uso de modernos sistemas de controle para evitar colisões e definir a melhor rota para otimizar o uso da bateria, já que ela e o peso ainda são fatores limitantes da performance de veículos voadores, ja que é necessário levar um peso maior para que se tenha uma melhor autonomia. Atualmente, essa é uma área grande de pesquisa e promete trazer resultados interessantes no futuro.

Leia mais  Brasileiros estão trocando passivos por investimento em ações

Outros países do mundo, como a Arábia Saudita, também têm projetos de táxis voadores, o que demanda certa preparação em termos de tráfego aéreo. Enquanto essa tecnologia não é difundida globalmente, certamente, Dubai terá mais uma atração turística única para seus visitantes.

Filipe Fabian Buscariolo é prof. do curso de Engenharia Mecânica na Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Produção de veículos cai 16,8% em junho, impactada por paralisações e redução de estoques

Guia do Investidor

Imposto de Renda 2023: saiba como declarar seu veículo

Guia do Investidor

Fim da linha: Montadoras de veículos podem deixar o Brasil

Guia do Investidor

Veículos que analisam até a feição do motorista no volante aumentam nas empresas

Guia do Investidor

Em dois anos, financiamentos de veículos elétricos e híbridos no Itaú Unibanco crescem 270%

Guia do Investidor

Governador Tarcísio de Freitas autoriza transferência de veículos mesmo com parcelas do IPVA a vencer

Guia do Investidor

Deixe seu comentário