Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Veja 5 dicas de como começar a empreender em 2022

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com a falta de emprego formal no país, inúmeras pessoas têm visto a ideia de empreender como uma oportunidade para gerar renda para si e sua família.

De acordo com o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, mais de 4 milhões de empresas foram abertas no ano passado, um recorde desde o início dos registros em 1931.

O estudo ainda revela que de cada 10 empresas que iniciaram atividades no ano passado, 8 foram Microempreendedores Individuais, os mais conhecidos MEIs.

Entretanto, iniciar um negócio exige preparo e dedicação, e muitas vezes as pessoas têm uma ideia, mas não sabem por onde começar.

Pensando nessa situação, Débora Spada e Fernando Senna, cofundadores da Start Empreendedor, edtech criada por empreendedores para empreendedores, com o propósito de apoiar em todas as etapas da jornada de uma startup, da fase inicial a aqueles que já estão prontos para escalar o seu negócio, listaram 5 dicas para você entender como começar a empreender e a obter bons resultados.

1. Prepare-se financeiramente

Você pode entrar e, provavelmente, vai levar um tempo até sair do vermelho, encontrar o modelo correto e começar a faturar bem a ponto de tirar um pró-labore decente. Sendo assim, é muito relevante olhar para essa questão com carinho.

  • A) Reduza o custo fixo ao máximo possível (isso vai te deixar mais leve);
  • B) Reserve 12 meses desses custos fixos (isso será o seu fôlego);
  • C) Tenha o investimento inicial para o negócio (seja seu ou de investidores), mas evite empréstimos até que seu negócio esteja bem validado;
  • D) Fique no seu emprego atual e faça jornada dupla até sua ideia estar validada e com um mínimo de tração, isso vai dar mais confiança e diminuir os medos de quem está começando;
Leia mais  Dia dos Namorados: Empreendedor precisa se preparar para não fechar o semestre no vermelho

2. Resolva um problema real

É muito comum o empreendedor iniciar um negócio apaixonado pela sua solução. Esse é um dos maiores erros que eu vejo acontecendo por aí.

Não é à toa que o segundo maior motivo pelo qual empresas fecham é a falta de necessidade do mercado. E isso é tão simples de resolver: basta focar no problema, em uma dor real, de um público alvo, grande o suficiente para que faça sentido, financeiramente, ter um negócio.

3. Busque ajuda

Eu não sei de onde vem isso, mas existe uma visão de que o empreendedor é um super-herói. Nasce com habilidades extraordinárias, não precisa treinar nada e sabe fazer tudo muito bem. A realidade não é essa.

O comum é o empreendedor estar completamente perdido, não saber ao certo o que deve fazer, e acaba perdendo muito tempo tentando fazer o negócio funcionar. Só que esse tempo pode custar a vida do business.

Por isso, recomendo fortemente que busque apoio, seja por meio de cursos e mentorias ou com pessoas que já chegaram lá. É importante evitar ao máximo os famosos empreendedores de palco.

Leia mais  Startup de câmbio brasileira ultrapassa 2,5 bilhões de reais transacionados

4. Fique atento ao seu círculo

É importante ter em mente que somos a média das 5 pessoas que mais convivemos, ou seja, se você está todo animado querendo empreender, colocando sua ideia para fora, mas está passando tempo demais com pessoas pessimistas, a probabilidade de você desanimar é alta. Com isso, você pode até desacreditar de si, do seu potencial, e se tornar uma pessoa pessimista que não consegue agir.

Então, é preciso ter em mente que pode ser que você tenha que se afastar de algumas pessoas, principalmente daquelas que você está percebendo que não contribuem com seus objetivos, e se aproximar de outras que vão te alavancar e te levar para outro nível.

Esse processo é doloroso, porque, afinal, você está indo contra a corrente, contra o que estava acostumado e era seu ambiente. Mas, respire, mantenha o foco porque lá na frente todos os esforços valerão a pena.

5. Assuma uma mentalidade de que errar faz parte

Só com liberdade para arriscar é que você vai inovar e acertar seu modelo de negócio. Mas, ao longo da jornada, isso será um jogo de erros e acertos, e você precisa ter claro de que os erros vêm para servirem de aprendizados, e ao invés de ficar se lamentando, exercite a compaixão, absorva o que é possível, corrija a rota e siga em frente.

Leia mais  John Keynes: quem foi e como ficou rico?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

A diferença entre CEO, fundador e time fundador em uma startup

Guia do Investidor

Perdeu o prazo de adesão ao Simples Nacional? Veja como regularizar

Guia do Investidor

Empreendedorismo Familiar: 5 dicas de como criar, gerir e manter

Guia do Investidor

Black Friday: PMEs online faturam R$301 milhões

Guia do Investidor

Como fazer a sua empresa virar o ano positivo?

Guia do Investidor

Empreendedorismo: veja dicas de especialista para o seu negócio dar certo!

Guia do Investidor

Deixe seu comentário