Guia do Investidor
montadoras carros
Agência Brasil Notícias

Vendas de veículos caem 4,8% em junho, diz Anfavea

A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou hoje (8), em São Paulo, que, em junho deste ano, foram vendidos 178,1 mil autoveículos (carros, comerciais leves, caminhões e ônibus), o que representa uma queda de 4,8% em comparação a maio. Na comparação com junho do ano passado, a retração foi de 2,4%.

Já as exportações de automóveis registraram alta de 2,7% em junho com relação ao mês anterior, com a venda de 47,3 mil veículos para fora do país. Com relação a junho de 2021, a alta foi de 41,2%, quando foram exportadas 33,5 mil unidades. No primeiro semestre de 2022, o acumulado de vendas ficou em 23%, totalizando a exportação de 246,3 mil veículos.

Houve retração na produção de veículos em junho, com queda de 1,1 %% com relação ao último maio. Segundo o balanço divulgado pela Anfavea, foram fabricadas 203,6 mil unidades em junho, enquanto a produção em junho do ano passado ficou em 167,5 mil veículos. No acumulado do primeiro semestre, a queda na produção foi de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

“A crise global dos semicondutores vem se prolongando mais do que esperávamos em janeiro, em função de novos fatores como a guerra na Ucrânia e os lockdowns na China causados pela nova onda de covid-19, que afetam o fornecimento de insumos e a logística global”, explicou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.

Empregos

O nível de emprego na indústria automobilística teve alta de 0,7% em junho na comparação com maio. Só em junho foram criadas 705 vagas, somando 1.488 desde o início do ano. Consideradas as vagas de máquinas autopropulsadas, foram 2.700 novas vagas, que representam cerca de 27 mil empregos diretos e indiretos para a cadeia automotiva.

“Em meio a tantas paralisações por falta de componentes, essas contratações revelam a resiliência das empresas do setor e uma aposta na recuperação do ”, afirmou o presidente da Afavea.

Previsão

A Anfavea revisou as projeções para o fechamento de 2022. A entidade informou que considerou as restrições de produção e a elevação da e dos juros no , assim como as restrições ao acesso de crédito.

Leia mais  Guedes promete renovar auxílio emergencial se pandemia continuar

Para a produção, a nova expectativa é de fechar o ano com 2.340 mil unidades, alta de 4,1% sobre 2021. Para vendas internas, espera-se chegar a 2.140 mil autoveículos licenciados, crescimento de 1%. Já a expectativa para exportação é de 460 mil unidades embarcadas até o fim do ano, alta de 22,2% na comparação com 2021.

Fonte: Agência Brasil

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Pagamentos com cartões crescem 36,5% no primeiro semestre

Agência Brasil

IBGE: vendas no varejo caem 1,4% em junho

Agência Brasil

Caixa lança o Caixa pra Elas, com foco em combate a violência doméstica e empreendedorismo feminino

Agência Brasil

Guedes diz que desemprego cairá para 8% antes do fim do ano

Agência Brasil

Salário mínimo em 2023 deverá ser de R$ 1.294

Agência Brasil

BNDES e BID vão avaliar projetos viáveis na área de saneamento

Agência Brasil

Deixe seu comentário