Guia do Investidor
cielo 1
Notícias

Vendas no varejo caem 12,6% em janeiro, segundo índice Cielo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Nesta quinta-feira, 18, a Cielo (CIEL3) informou que as vendas no varejo no mercado brasileiro caíram 12,6% em janeiro. De acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), a queda nas vendas causou retração de 6,3% na receita nominal. Assim sendo, vale mencionar que índice compara os dados já descontando a inflação medida pelo IPCA.

Portanto, Gabriel Mariotto, o diretor de inteligência da Cielo, disse que o alto retorno dos casos de Covid-19 foi a principal explicação para a queda de faturamento do comércio.

“O resultado de janeiro seguiu a mesma linha daquele verificado em dezembro. O segmento de Bares e Restaurantes se destaca entre os mais prejudicados.”

afirmou Mariotto.

Além disso, o índice da Cielo mostrou que os setores de bens não duráveis e serviços sofreram desaceleração. Contudo, o setor de bens duráveis e semi-duráveis acelerou no mês de janeiro. De acordo com o relatório da Cielo, livrarias, papelarias, supermercados e hipermercados foram os mais impactados. Por outro lado, drogarias e farmácias, turismo e transporte mostraram aceleração ante janeiro de 2020.

Leia mais  Análise: Cielo passa longe de ser recomendada

Nos últimos 12 meses, o IBGE apurou um IPCA de 4,56%, com uma desaceleração de 0,25% em janeiro desse ano. Desse modo, a Cielo pontuou:

“…o grupo de Habitação apresentou a maior contribuição para essa desaceleração, embora o grupo de Alimentação e Bebidas tenha apresentado aceleração no mesmo período.”

Dessa forma, considerando o IPCA pelos setores e os critérios do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 7,1%. Portanto, uma desaceleração em relação a dezembro.

O varejo no Brasil

De acordo com a Cielo (CIEL3), todas as regiões do Brasil mostraram desaceleração na passagem mensal. Calculando o ICVA descontando a inflação, a região que apresentou a maior queda foi o Nordeste, caindo -13,1%. A lista fica desse modo:

  1. Nordeste (-13,1%)
  2. Sul (-10,8%)
  3. Sudeste (-10,2%)
  4. Centro-Oeste (-6,7%)
  5. Norte (-6,1%)

Entretanto, quando olhamos o ICVA nominal – sem o desconto da inflação – a região Norte lidera, com crescimento de 1,2%. Os demais ficam assim:

  1. Norte (1,2%)
  2. Centro-Oeste (0,4%)
  3. Nordeste (-6,1%)
  4. Sudeste (-4,6%)
  5. Sul (-3,5%)
Nos siga no Google News
Leia mais  Getnet (GETT11) conquista prêmio Excellence Program 2021 da Mastercard

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Cielo (CIEL3) atualiza valores de JCP

Rodrigo Mahbub Santana

Cielo (CIEL3) suspende fechamento de capital em Bolsa

Mateus Sousa

Cielo: Gestoras propõem OPA em torno de R$ 8 por Ação

Mateus Sousa

Ainda vale a pena comprar Cielo com risco de “fechamento de capital”?

Leonardo Bruno

O fim? BB e Bradesco fazem oferta para “tirar” Cielo (CIEL3) da Bolsa

Leonardo Bruno

Cielo lidera em alta; Magazine Luiza tem queda

Guia do Investidor

Deixe seu comentário