Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Video TC Palhaça: Entenda a polêmica da suposta manipulação de mercado da Traders Club

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Atualização 27/09: Segundo Lauro Jardim, o Traders Club não está sob investigação da CVM “por suposta manipulação de cotação de ações”, conforme o jornalista publicou originalmente no dia 30 de junho. 

Segundo ele, a autarquia está investigando uma suposta manipulação de mercado com as ações do TC (TRAD3), mas o inquérito foi aberto a partir de uma denúncia do próprio TC.

  • A companhia TC (TRAD3) está sobre o olhar do mercado nesta sexta-feira;
  • A empresa está sofrendo severas acusações de manipulação de mercado e irregularidades financeiras em um vídeo que está rodando as redes sociais;
  • Outras fontes também afirmam que a própria comissão de valores mobiliários está investigando os casos;
  • Com a polêmica, ações da TC derretem na bolsa e engatam quedas de 34% na semana.

Você viu o Vídeo TC Palhaça? As ações da Traders Club (TRAD3) já não estavam bem no mercado já há algum tempo. Afinal, a companhia, famosa entre novos investidores do mercado nos últimos anos vem sambando na bolsa desde seu IPO, mas a situação parece ter tomado novos rumos e por uma movimentação inusitada.

Leia mais  Grupo SBF (SBFG3): CVM cobra explicações após movimentos nas suas ações

Um video está circulando nas redes sociais, com algumas alegações sobre a companhia. No Vídeo TC Palhaça, uma mulher com o rosto pintado de palhaço chama as dicas do TC de “furadas”, diz que há denúncias contra o TC na CVM e exorta os investidores da empresa a cobrar explicações.

O vídeo também diz que a CVM está investigando alegações de que a empresa está engaja em práticas como manipulação dos resultados, spoofing e front running. No final, a mulher que grava o vídeo afirma ainda de acusações de assédio e até de estupro coletivo na imprensa, mas sem provar nada, apenas informando ter acesso a tais informações.

Você pode conferir o Video TC Palhaça na íntegra abaixo:

Se a fonte não parece confiável, o colunista Lauro Jardim (O Globo) também foi na mesma direção, afirmando que a CVM e a BSM (o órgão de autorregulacão do mercado, ligado à B3) estão investigando a companhia por manipulação de mercado.

No entanto, no dia 26 de setembro de 2022, o jornalista se retratou afirmando que a plataforma de investimentos Traders Club não está sob investigação da CVM “por suposta manipulação de cotação de ações”, mas sim por uma suposta manipulação de mercado com as ações do TC (TRAD3), mas o inquérito foi aberto a partir de uma denúncia do próprio TC.

Leia mais  M. Dias Branco (MDIA3) se explica para a CVM

As ações do TradersClub já vinha perdendo fôlego durante todo o ano e parece que este evento veio para enterrá-las de vez. Quem investiu no IPO da empresa, por exemplo, já perdeu mais de 70% do valor investido inicialmente, conforme gráfico abaixo. Para se ter uma ideia, para que o investimento “se recupere” e o investidor saia no zero a zero, é necessário que a ação suba quase 3,5 vezes ou aproximadamente 350%.

trad3 ipo
trad3 ipo

Fora isso, somente estas especulações foram o suficiente para as ações da companhia sangrarem na bolsa em apenas poucos dias. As ações do TC (TRAD3) chegaram a acumular uma queda superior a 34% na semana do acontecimento.

image 9

A TC se defendeu das acusações através de comunicados ao mercado. A empresa afirma ser alvo de uma campanha de difamação, da qual faz parte um “vídeo de autoria ainda não identificada, em circulação em grupos de WhatsApp, onde, numa produção profissional, uma pessoa fantasiada de palhaço imputa à Companhia e a partes relacionadas a prática de condutas ilícitas, em alegada infração à legislação de mercado de capitais e incentiva investidores a fazer denúncias contra a Companhia”.

Leia mais  Warren Buffett acionista do IRB? Não caia neste conto do "vigário"

Além disso, a companhia disse que não foi notificada de nenhuma investigação.

A TC por sua operação no mercado, representa o lado negativo dos “influenciadores financeiros” nas redes sociais nos últimos anos, que possuem capacidade de gerar opiniões e influenciar preços de determinados ativos, o que vem tirando o sono da CVM desde o início desta “onda”.

E você? Acredita que a TC realmente está manipulando o mercado? Não deixe de comentar!

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

CVM fecha acordo de R$3,2 milhões com diretor executivo da CSN

Paola Rocha Schwartz

Kepler Weber (KEPL3) distribui R$74,8 mi em dividendos

Rodrigo Mahbub Santana

Mudanças da CVM são positivas e estimulam o setor da securitização, afirma Flavia Palacios, CEO da Opea

Guia do Investidor

Chefões da JBS são absolvidos

Guia do Investidor

O novo marco dos fundos da CVM: entenda as mudanças

Leonardo Bruno

Unidas solicita à CVM a conversão de registro de emissor de valores mobiliários para Categoria ‘A’

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário