Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Warren Buffett acionista do IRB? Não caia neste conto do “vigário”

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • As polêmicas com a resseguradora IRB Brasil parecem não ter fim;
  • A CVM apurou alegações falsas de que Warren Buffett, um dos principais acionistas do mundo mantêm participação na companhia.

Parece que os rumores que circulavam no mercado de que a Berkshire Hathaway fazia parte da lista dos acionistas da IRB (IRBR3) não passava de um grande “mal entendido”.

O mercado está sempre de olho na gestora do “maior investidor” do mundo: Warren Buffett, mas o conto de que a companhia teria interesse nas ações da IRB caíram por terra após as declarações de Fernando Passos, ex-CFO do IRB.

Em depoimento no ano passado, Passos disse ao regulador que o “grande mal-entendido” começou depois que Cardoso comentou com ele uma conversa que tivera com Ajit Jain, o vice-presidente de operações de seguros da Berkshire.

“Eu imagino que o Ajit Jain teve uma conversa com o Cardoso no sentido de que ele estava aumentando, investindo mais na companhia, mas investindo mais porque ele estava aumentando as nossas linhas de retrocessão. Essa é a linha que eu tenho hoje. E o Cardoso entendeu esse investimento como investimento em ações. Hoje, eu tenho uma visão clara de que houve um grande mal-entendido nessa conversa do Ajit com o Cardoso lá atrás, que acabou gerando um mal-entendido enorme e, aquela coisa que você disse, o mercado muito estressado acaba dando esse tipo de coisa”.

O mal entendido

Isto é, depois de ter entendido supostamente errado sobre o investimento da Berkshire, Passos pegou a lista de acionistas do IRB e simulou qual seria a participação da Berkshire quando aparecesse uma compra de 28 milhões de ações. (No processo, não fica claro de onde Passos tirou essa quantidade de papéis, mas aparentemente, ele apenas colocou a Berkshire como a terceira maior acionista da empresa, atrás de Bradesco e Itaú.)

Em seguida, Passos encaminhou uma cópia em PDF da lista alterada para a equipe de RI do IRB, além de três conselheiros e do antigo CEO. Na mensagem, Passos escreve: “No meio dessa confusão toda, uma notícia positiva”.

Um dos conselheiros responde: “Welcome, Buffett! Abraços e bom descanso.” Já o ex-CEO Cardoso está dizendo à CVM que foi informado sobre a participação da Berkshire no IRB por essa mensagem, e que não tinha por que desconfiar da informação:

“Como que seria inventado isso? Como que alguém podia inventar uma história dessa? Com um nome desses?” disse Cardoso em seu depoimento.

A CVM está acusando Passos de “perpetrar a irregularidade de manipulação de preços no mercado,” e Cardoso de veicular informação falsa. A autarquia faz as acusações a partir da história contada por mensagens de email e Whatsapp trocadas por Passos com outros funcionários do IRB; e do áudio de uma teleconferência.

Leia mais  CVM pede explicações a Viveo (VVEO3) sobre oscilações dos seus papéis

Para a CVM, as alegações de Passos em seu depoimento “só reforçam e comprovam a insistente tentativa de sustentar uma versão fantasiosa sobre os fatos, ao passo que manobrava para ocultar a verdade.”

A lista falsa de acionistas do IRB apareceu depois que a Squadra Investimentos divulgou uma extensa carta em 2 fevereiro de 2020 na qual descrevia sua posição “short” em IRB e questionava os resultados do ressegurador.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa: +2 mil pontos, 128,8 mil. Vale impulsiona.

Rodrigo Mahbub Santana

CVM fecha acordo de R$3,2 milhões com diretor executivo da CSN

Paola Rocha Schwartz

Kepler Weber (KEPL3) distribui R$74,8 mi em dividendos

Rodrigo Mahbub Santana

IRB (IRBR3) anuncia novo Diretor Vice-Presidente Financeiro

Paola Rocha Schwartz

Mesmo com resultado positivo, ações da IRB (IRBR3) derretem

Mateus Sousa

IRB “vale mais a pena” que Porto? Descubra as novas recomendações

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário