Guia do Investidor
warren buffet 5
Notícias

Warren Buffett acionista do IRB? Não caia neste conto do “vigário”

  • As polêmicas com a resseguradora parecem não ter fim;
  • A CVM apurou alegações falsas de que , um dos principais acionistas do mundo mantêm participação na companhia.

Parece que os rumores que circulavam no de que a fazia parte da lista dos acionistas da IRB (IRBR3) não passava de um grande “mal entendido”.

O mercado está sempre de olho na gestora do “maior ” do mundo: Warren Buffett, mas o conto de que a companhia teria interesse nas da IRB caíram por terra após as declarações de Fernando Passos, ex-CFO do IRB.

Em depoimento no ano passado, Passos disse ao regulador que o “grande mal-entendido” começou depois que Cardoso comentou com ele uma conversa que tivera com Ajit Jain, o vice-presidente de operações de seguros da Berkshire.

“Eu imagino que o Ajit Jain teve uma conversa com o Cardoso no sentido de que ele estava aumentando, investindo mais na companhia, mas investindo mais porque ele estava aumentando as nossas linhas de retrocessão. Essa é a linha que eu tenho hoje. E o Cardoso entendeu esse como investimento em ações. Hoje, eu tenho uma visão clara de que houve um grande mal-entendido nessa conversa do Ajit com o Cardoso lá atrás, que acabou gerando um mal-entendido enorme e, aquela coisa que você disse, o mercado muito estressado acaba dando esse tipo de coisa”.

O mal entendido

Isto é, depois de ter entendido supostamente errado sobre o investimento da Berkshire, Passos pegou a lista de acionistas do IRB e simulou qual seria a participação da Berkshire quando aparecesse uma compra de 28 milhões de ações. (No processo, não fica claro de onde Passos tirou essa quantidade de papéis, mas aparentemente, ele apenas colocou a Berkshire como a terceira maior acionista da empresa, atrás de Bradesco e Itaú.)

Em seguida, Passos encaminhou uma cópia em PDF da lista alterada para a equipe de RI do IRB, além de três conselheiros e do antigo CEO. Na mensagem, Passos escreve: “No meio dessa confusão toda, uma notícia positiva”.

Leia mais  Locação de veículos cresce 40% no último ano no Brasil, segundo Visa

Um dos conselheiros responde: “Welcome, Buffett! Abraços e bom descanso.” Já o ex-CEO Cardoso está dizendo à CVM que foi informado sobre a participação da Berkshire no IRB por essa mensagem, e que não tinha por que desconfiar da informação:

“Como que seria inventado isso? Como que alguém podia inventar uma história dessa? Com um nome desses?” disse Cardoso em seu depoimento.

A CVM está acusando Passos de “perpetrar a irregularidade de manipulação de preços no mercado,” e Cardoso de veicular informação falsa. A autarquia faz as acusações a partir da história contada por mensagens de email e Whatsapp trocadas por Passos com outros funcionários do IRB; e do áudio de uma teleconferência.

Para a CVM, as alegações de Passos em seu depoimento “só reforçam e comprovam a insistente tentativa de sustentar uma versão fantasiosa sobre os fatos, ao passo que manobrava para ocultar a verdade.”

A lista falsa de acionistas do IRB apareceu depois que a Squadra divulgou uma extensa carta em 2 fevereiro de 2020 na qual descrevia sua posição “short” em IRB e questionava os resultados do ressegurador.

Leia mais  Gol (GOLL4) retoma serviço de bordo em voos domésticos a partir de domingo

OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

URGENTE: IRB (IRBR3) vai vender ações a 1 real na segunda. “Preço de tela está errado”

Fernando Américo

IRB derretendo e “choque de realidade no varejo: confira o que foi destaque no último pregão da semana

Leonardo Bruno

Fim do sonho? Após lucrar em 2021, IRB tem prejuízo de R$ 273 mi em Maio

Leonardo Bruno

A experiência sempre ganha? A aposta de Buffett no mercado de carros elétricos já vende mais que a Tesla

Leonardo Bruno

O barato que sai caro: nova decisão da CVM pode custar R$ 1,2 bi para a Localiza

Leonardo Bruno

Video TC Palhaça: Entenda a polêmica da suposta manipulação de mercado da Traders Club

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário