Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Investimentos imobiliários em Studios oferecem ótimo retorno, entretanto requerem cuidados na escolha

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Os apartamentos Studio têm chamado a atenção de investidores imobiliários como um ativo com ótimo custo-benefício, bom retorno e excelente oportunidade de gerar renda passiva. Prova disso é o crescente número de lançamentos. A Trisul, por exemplo, tem em seu portfólio 10 empreendimentos dessa modalidade de edifícios lançados desde 2021. Compactos, os apartamentos têm em média de 20 a 45m².

Normalmente sem paredes, são constituídos por um quarto, banheiro, sala e uma cozinha aberta, o que faz com que esses espaços sejam integrados num mesmo ambiente. O investimento em imóveis continua sendo uma ótima opção para proteger e valorizar o patrimônio. Isso torna essa aplicação uma das preferidas no país, o que é comprovado por dados do Secovi-SP, que indicaram, em julho, crescimento de 10,8% nas vendas, ante 2021.

“Com a mudança no estilo de vida, os hábitos da população têm se alterado muito: famílias menores, às vezes de apenas dois membros, rotina corrida e escolhas de consumos mais conscientes em relação à sustentabilidade. Nesse cenário, o Studio surge como alternativa de moradia por se encaixar às essas novas necessidades”, explica Lucas Araujo, diretor de Marketing e Inteligência de Mercado da Trisul.

Com isso, muitos investidores de diferentes regiões do país têm optado por esse tipo de imóvel como um ativo e de alta rentabilidade, para alugar por longos e curtos períodos. Entretanto, como a oferta a essa modalidade de imóvel deve continuar crescendo, é importante observar algumas características para que se obtenha o retorno desejado e não se compre algo que possa se tornar um “elefante branco” no longo prazo. Assim, é fundamental atentar para alguns pontos ao escolher um Studio para compra, a fim de obter maior rentabilidade:

1. Quem procura esse tipo de imóvel para alugar?

Leia mais  ANBIMA: Investimentos dos brasileiros somam R$ 5 trilhões em 2022

Geralmente jovens, casais sem filhos e pessoas que viajam aos grandes centros por período determinado de tempo (aluguéis por temporada). Além desses perfis, empresas também buscam Studios para alugar para funcionários que são transferidos, por serem opções com bom custo-benefício para estadia de seus colaboradores. Universitários, profissionais da saúde, expatriados, casais que moram no interior e precisam de um ponto de apoio nas grandes cidades também costumam optar por esse tipo de imóvel.

2. Localização

Pelo perfil do público, é fundamental que contem com localização estratégica, com fácil acesso ao comércio e demais serviços, bem como proximidade a malha de transporte público que ofereçam acesso aos principais pontos da cidade. Isso porque esse perfil de imóvel deve oferecer praticidade e rápida mobilidade para o dia a dia das pessoas. Assim, proximidade a estações de metrôs, supermercados, escolas, bancos e das áreas de lazer da cidade são fundamentais.

3. Manutenções devem ser mais econômicas

Espaços menores devem exigir menos gastos com limpeza e consertos. Além disso, apartamentos Studio devem contar com construções modernas que também demandam menos manutenções e custos com reformas prediais. Com isso, a rentabilidade aumenta, sendo vantajoso para o locador, que terá menor dispêndio em fundos de manutenção e para o locatário, que contará menor custo de condomínio. Além disso, é fundamental que se saiba, no momento da compra, todos os custos como IPTU, energia e água para otimizar ainda mais o investimento.

Leia mais  7 em cada 10 brasileiros afirmam que já se organizaram para investir dinheiro

“Além de tudo isso, quanto mais diferenciais o edifício oferecer mais rentável será e mais valorizará ao longo do tempo. Com muitas construtoras oferecendo empreendimentos Studio, é importante que seu capital não esteja empregado em algo que se tornará uma ‘commoditie’”, alerta Araujo. Observando isso, a Trisul lança um conceito inédito para essa modalidade de imóveis, a fim de oferecer produtos que se distinguem do lugar comum com a grife The Collection.

Conceito

Mais do que um modelo residencial contemporâneo, uma visão inovadora, humana e atual do viver. Assim é The Collection, uma linha de empreendimentos inspirada no lifestyle de ser urbano e moderno, excelente para quem foca no dia quanto para quem busca entretenimento e lazer a noite, assim como para quem tem rotina corrida ou busca bem-estar. Além disso, para todos esses públicos essa linha prioriza a oferta de lazer, conforto, mobilidade. Isso faz com que essa modalidade de imóvel também seja excelente para busca investir e ter um ótimo retorno.

Hobby Space

Os espaços comuns e de lazer ganharam destaque no The Collection. Os empreendimentos oferecem uma série de opções para os moradores, entre as quais: salão de festas, praça de leitura, lounge, pool bar, piscina com deck molhado, spa, solário, bangalôs, espaços fitness, churrasqueiras, coworking, espaço pet, bicicletário, central delivery e lavanderia coletiva.

Leia mais  Investimento estrangeiro sob governo Lula despenca 40%

Certeza de valorização e locação

A Trisul mantém uma parceria com a 360 Suítes que beneficia os compradores investidores desses empreendimentos, com garantia mínima de aluguel da unidade comprada. Por meio da parceria, a 360 oferece consultoria para preparação dos imóveis para locação e cuida de suas ofertas para locação e gestão dos contratos. Desenhada para atender aos mais diversos perfis de investidores, a operação contempla gerenciamento completo desde a reforma, manutenção e locação dos apartamentos dos empreendimentos. Por esse formato, os proprietários investidores do empreendimento premium e com alto potencial para locação long e shortstay, lançados pela Trisul, podem optar por ter o 360 administrando suas unidades. “Os proprietários investidores têm uma grande vantagem com a operação gerenciada pelo 360 Suites, que permite uma rentabilidade estimada até 37% maior do que a locação tradicional. Inclusive, com garantia do aluguel no início da operação em alguns casos”, antecipa Araujo.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Qual a melhor casa de análise? Ranking Melhores Casas de Análise 2024

Victor Rodrigues

Chegou a hora de investir nas empresas de saúde

Márcia Alves

Quase 25% dos microempreendedores priorizam mais o valor do que juros

Guia do Investidor

Volatilidade e preços, como proteger sua rentabilidade?

Autor Convidado

Número de investidores em renda fixa alcança 17 milhões em 2023 na B3

Guia do Investidor

Ações em queda: hora certa de investir na bolsa?

Guia do Investidor

Deixe seu comentário