Agenda de Dividendos 2020

Os Dividendos são parte dos ganhos que uma empresa remunera os seus acionistas, por isso é importante pro investidor ficar atento a Agenda de Dividendos da Bolsa. Desta forma, o investidor pode ficar antenado sobre as datas de pagamentos, conforme aprovadas pelos conselhos de administração das empresas ao qual é acionista.

A Agenda de Dividendos da Bolsa para 2020

Veja abaixo a Agenda de Dividendos com os próximos pagamentos das empresas brasileiras na Bolsa:

Agenda de Pagamentos de Dividendos

Assim, os dividendos são pagos geralmente a acionistas que possuem ações ordinárias. Para isso, os acionistas precisam possuir as ações antes da data ex-dividendo ou “data com” e ficar atentos a Agenda de Dividendos de cada empresa. Os dividendos normalmente são pagos em dinheiro na conta da sua corretora ou Banco.

Entendendo a Agenda de Dividendos

Os dividendos devem ser aprovados pelos acionistas através do seu direito de voto. Embora os dividendos em dinheiro sejam os mais comuns, eles também podem ser emitidos como ações ou outras propriedades.

Além disso, junto com as empresas, os fundos negociados em bolsa (ETF) também pagam dividendos.

Dividendos são recompensas simbólicas pagas aos acionistas por seu investimento no patrimônio de uma empresa, e geralmente se origina do lucro líquido da empresa.

Além disso, a maior parte dos lucros é mantida dentro da empresa como lucros retidos – que representam o dinheiro a ser usado para as atividades de negócios em curso e futuras da empresa. Sendo assim, o restante pode ser alocado aos acionistas como dividendo.

Ademais, as empresas ainda podem fazer pagamentos de dividendos mesmo quando os lucros não são adequados. Eles podem fazê-lo para manter seu histórico estabelecido de pagamentos regulares de dividendos como forma de remunerar o acionista.

Por que as empresas pagam dividendos?

As empresas pagam dividendos por vários motivos. Esses motivos podem ter implicações e interpretações diferentes para os investidores.

Os dividendos podem ser esperados pelos acionistas como uma recompensa pela confiança depositada na empresa. A administração da empresa pode ter como objetivo honrar esse sentimento, apresentando um histórico robusto de pagamentos de dividendos. Os pagamentos de dividendos refletem positivamente em uma empresa e ajudam a manter a confiança dos investidores.

Isenção de imposto

Portanto, os dividendos também são preferidos pelos acionistas porque são tratados como receita isenta de impostos no Brasil. Da mesma forma, investidores em busca de ganhos no curto prazo podem focar em comprar ações com a estratégia de receber os dividendos.

Ao mesmo tempo, uma redução no valor dos dividendos ou uma decisão de não fazer qualquer pagamento de dividendos pode não se traduzir necessariamente em más notícias sobre uma empresa.

Por exemplo, a empresa pode querer reinvestir o dinheiro que seria distribuído para acionistas no próprio negócio, gerando ainda mais valor ao acionista, no longo prazo. E possivelmente, futuramente pagar dividendos.

Comments 5

  1. Emerson Novaes says:

    A Agenda de Dividendos foi uma ideia maravilhosa de vocês, parabéns! Agora da pra acompanhar tudo sem sair do site praticamente, rs! GuiaInvestidor nota 10!

  2. Eduardo Santos says:

    Sensacional, cada dia mais esse site nos ajudando a aprender cada vez mais.
    Obrigado a todos… É parabéns

  3. Jonathan Candido says:

    Uhuuu sensacional a Agenda Dividendos, gostei da ideia! Agora vou olhar a Agenda sempre e comprar as ações que mais pagam dividendos

  4. Cesar Martins says:

    Agora sim, tudo que precisamos encontramos no site do guia do investidor, estava precisando de um lugar que tivesse informação relevante, dados fundamentalistas e agenda dos dividendos.

    Junto com o Fisscher Bot no telegram do GDI, NAO preciso mais ficar o tempo todo com o Home Brocker aberto para acompanhar meus investimentos.

    Muito top. Parabéns a equipe!

  5. João da Nóbrega says:

    Excelente iniciativa e função!

    agora eu já sei onde procurar. parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *