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A palavra liderança pode ser definida como a habilidade de capacitar, contribuir, resolver problemas, ser inovador e, principalmente, ser capaz de orientar um grupo de pessoas a alcançar objetivos. Logo, os líderes são as pessoas que indicam uma direção para que os colaboradores entendam para onde estão indo e qual o melhor caminho para fazê-lo, e quanto mais inspiradores, mais resultados eles podem proporcionar a uma empresa.
“Liderar não é uma habilidade que possa ser aprendida da noite para o dia. Ela requer muito trabalho, dedicação e tempo de estudo”, opina Nanda Nogueira, CEO da ClosedGap, consultoria especializada em inovação. Segundo ela, a pandemia tornou o mundo mais complexo e dinâmico. “Ela serviu para nos mostrar que, na vida, o mais importante não é ser o mais forte, mas sim o mais adaptável. Isso se aplica quando falamos em liderança”, reflete ela.
A especialista listou quatro características típicas de um líder acima da média. Confira:
1 – Fazem o básico que funciona
Hoje, um líder não precisa reinventar a roda – até porque não há muitas rodas a serem inventadas. Por isso, a especialista acredita que o bom líder é aquele que faz o básico bem feito. “E isso significa que ele tem que ter divisões claras e estratégicas sobre onde quer chegar, além de compreender bem o que a empresa deseja e trabalhar para isso”, afirma ela. Na visão de Nanda, ser disruptivo é importante, mas muitas vezes essa busca atrapalha. Para ela, é melhor saber tomar decisões assertivas dentro daquilo que se propõe do que trabalhar divagando.
2 – São influenciadores
Segundo Nanda, o líder influenciador sabe capturar interesses de um número significativo de pessoas. Eles são estratégicos em seu estilo de comunicação e mensagens e sabem quando fornecer e quando exigir, quando falar e quando ouvir. “Há pessoas que não têm cargo de chefe, mas são influenciadores natos. Normalmente, essas pessoas são de alta performance porque sabem o que deve ser feito e são verdadeiros agregadores. É interessante que as empresas mapeiem esse perfil para aproveitá-los como eles merecem”, reforça a executiva da ClosedGap.
3 – Atuam como resolvedores de problemas
Os líderes acima da média são resolvedores de problemas porque possuem inteligência emocional, segurança, empatia e, principalmente, habilidade em lidar de maneira positiva e ativa com as exigências do dia a dia de uma empresa. São profissionais que sempre buscaram direcionar o planejamento para a execução – e claro que isso está diretamente ligado aos aprendizados ao longo da carreira.
4 – Têm a visão clara do que a empresa quer
Os bons líderes estão sempre atentos às mensagens da empresa, seus desafios de negócios e as razões que a levam a criar novos produtos – tudo para entender onde estão as novas demandas e as oportunidades dentro do cliente. “Isso possibilita ser ativo no processo de criação da empresa, e também a direcionar novas ações que podem ser fundamentais”, conclui ela.
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