Continua após o anúncio
Dados do Monitoramento de Mercado Abrasce – Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce) — apontam que as vendas nos shoppings tiveram uma alta de 3% em fevereiro deste ano, quando comparadas com o mesmo mês de 2022.
Do ponto de vista regional, o maior crescimento foi registrado na região Sul, com um aumento de 4,9%, seguido pelo Sudeste (3,2%), Nordeste (2,6%), Centro-Oeste (2%) e Norte (-1,3%).
Mesmo com um cenário macroeconômico, caracterizado pelas pressões adicionais da Selic no mercado de crédito e que limitam o consumo das famílias, o ticket médio de vendas nos shoppings ficou em R$ 140,93, acima do valor registrado em janeiro/23 (R$ 119,68) e dezembro/22 (R$ 136,89), este último considerado um dos melhores períodos do comércio no ano. Já o valor médio das lojas de rua foi de R$ 85,66.
Fluxo – Outro destaque para o mês foi o aumento no número de frequentadores nos empreendimentos. Segundo dados do IPEC e Mais Fluxo, o movimento de pessoas cresceu 12% em fevereiro, em relação ao mesmo período de 2022.
Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, o setor vem demonstrando recuperação consistente e contínua das perdas do período pré-pandemia.
“Como já era esperado após dois anos de pandemia, o feriado de carnaval atraiu os brasileiros para a folia. Mesmo assim, os shoppings registraram o melhor ticket médio dos últimos tempos, o que mostra o comportamento mais assertivo do consumidor em relação às suas compras e, ao mesmo tempo, reforça também o otimismo do lojista quanto à performance do setor ao longo do ano”, comenta o executivo.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.