Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Quase meio milhão de brasileiros saíram do país para estudar no exterior

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O número de brasileiros que buscam intercâmbio vem crescendo. Apenas no ano passado, quase meio milhão de pessoas saíram do país para estudar no exterior. Dados da Pesquisa Selo Belta 2023, da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, mostram que, em 2022, o setor teve um crescimento de 18% em comparação a 2019, pré-pandemia. Em 2019, cerca de 386 mil estudantes brasileiros realizaram intercâmbio. Já em 2022, esse número saltou para 455 mil.

A comunidade brasileira nos Emirados Árabes Unidos foi estimada em 9.630 pessoas em 2022, um aumento de 60,5 % em comparação com 2021 que registrou 6.000 brasileiros, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. Além de estudos e trabalho, muitos brasileiros também buscam empreender porque há vários incentivos do governo para quem quer abrir um negócio em uma das zonas francas dos Emirados e isso tem atraído muitas empresas brasileiras e startups.

Ao contrário do que muitos imaginam, é possível viver de forma econômica, estudar inglês e trabalhar em Dubai. A cidade cosmopolita lidera o ranking das mais desejadas atualmente não apenas por oferecer uma variedade de hotéis estilosos, arquitetura ousada e moderna, passeios turísticos surpreendentes e opções gastronômicas globais, mas, sobretudo, tem atraído cada vez mais brasileiros ávidos por aprender ou aperfeiçoar o inglês, pois oferece inúmeros benefícios como visto de estudante com permissão de trabalho para o período sem burocracia alguma. Desta forma, Dubai também é conhecida por abrir oportunidades para quem deseja estudar e trabalhar.

Leia mais  Políticas ruins podem abortar crescimento econômico, diz Guedes

“Desde seu primeiro dia na cidade, e com nível de inglês adequado para realizar trabalhos na área de atendimento ao cliente por exemplo, os alunos podem encontrar facilmente empregos temporários de meio período ou integral, desde que conciliem os estudos. Também existe a possibilidade do empregador mudar o visto de estudos para visto de trabalho.

Para viajar a Dubai é essencial ter passaporte dentro da validade. Já o processo de visto é conduzido pela própria escola. “É muito simples o visto para Dubai: o estudante só precisará enviar a cópia do passaporte e uma foto de rosto digitalizada feita em estúdio, que a escola é que irá aplicar para o visto e enviar tudo on-line. Burocracia zero”, explica Daiana Biondo, gerente responsável pelo mercado brasileiro da ES English, escola de intercâmbio pioneira e referência em Dubai.

“O grande diferencial da ES Dubai é que o aluno tem permissão de trabalho, ou seja, estudantes que vêm estudar conosco a partir de 8 ou 12 semanas recebem o visto de 90 dias. Aqueles que desejam obter visto de 6 meses podem contratar aulas a partir de 16, 20 ou 24 semanas.Também temos o visto de 1 ano para os que contratam a partir de 24 semanas e este visto possui residência, múltiplas entradas e, é bem aceito nas áreas de trabalho. Somos referência para estudantes que desejam estudar inglês, ou executivos que desejam aperfeiçoar o idioma.”, ressalta a executiva.

Diferente de qualquer outro destino do mundo para se realizar intercâmbio, Em Dubai não é necessário comprovar renda ou comprar passagem de volta ao país de origem para aqueles que contratam o visto de 1 ano. A própria escola solicita o visto que é adquirido de maneira muito simples. O intercambista também terá identidade de residente dos Emirados, que inclui seguro médico básico ampliando suas opções de trabalho, e ainda, poderá abrir conta bancária.

Leia mais  Câmara aprova programa para setor de eventos de R$ 15 bi

Departamento de Carreiras:

“A ES English, por meio de seu Departamento de Carreiras, contribui com a empregabilidade de seus estudantes, auxilia com orientações sobre busca de trabalho, envia oportunidades de empregos para os alunos se candidatarem, disponibiliza espaço dentro de sua estrutura para empresas realizarem entrevistas, realiza workshops sobre como elaborar um currículo, como se comportar em uma entrevista e outros temas. Da forma que trabalhamos e os incentivamos, diversos alunos da ES Dubai estão sendo contratados no setor de hotelaria e turismo, como por exemplo, no Atlantis The Palm, um dos melhores resorts do mundo e uma das empresas que a escola possui parceria onde enviamos alunos para entrevistas.”, explica Biondo.

O estudante Matheus Furman, 31 anos, fechou intercâmbio para estudar na ES Dubai. Com apoio do departamento de carreiras da escola e após ser selecionado em processo seletivo, começou a trabalhar no Atlantis The Palm. “Não conhecia o destino, e e surpreendi ao descobrir que é mais acessível realizar intercâmbio em Dubai do que outros países. Devido os benefícios que o emirado oferece, fiz a escolha sem a preocupação, pois o visto você tira com a escola e não precisa esperar para ver se vai ser aprovado ou não. A ES Dubai foi responsável pela obtenção do meu visto de estudante com permissão de trabalho, tirando a burocracia e facilitando minha ida. A escola possui ótima estrutura e me ajudou muito enviando a vaga de trabalho, me apoiando em todos os momentos. Hoje estou muito feliz trabalhando no resort”, finaliza Matheus.

Leia mais  África do Sul suspende antidumping contra frango congelado brasileiro

As autoridades de Dubai estão investindo milhões na criação de um ecossistema de negócios altamente inovador, concebido para atrair os melhores talentos. Detentora de uma das economias mais diversificadas e de mais rápido crescimento do mundo, a cidade oferece diversas oportunidades de carreira em diversos setores de crescimento desde TI, Inteligência Artificial, aviação, robótica, saúde avançada, financas digitais, turismo e hospitalidade, eventos, startups, criativos ou profissionais que desejam explorar seu potencial e ao mesmo tempo contribuir para o crescimento de uma das economias mais pujantes do mundo.

Embora as indústrias de aviação, turismo e hospitalidade de Dubai sejam pilares estabelecidos da economia do emirado, a previsão de crescimento nesses setores significa oportunidades abundantes para profissionais que desejam dar o próximo passo em suas carreiras. De acordo com um relatório recente publicado pela Oxford Economics, o setor de turismo dos Emirados Árabes deverá sustentar 887.000 empregos até 2025.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reforma tributária vai impactar a rotina de empresas de todo o Brasil

Fernando Américo

Pix é utilizado por 90% da população adulta do país em apenas 4 anos

Fernando Américo

Panvel registra recordes em relatório do 3T24

Fernando Américo

Dotz registra primeiro lucro líquido desde o IPO

Fernando Américo

É falso que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

Fernando Américo

Escala de trabalho 4×3 funcionaria para trabalhadores brasileiros?

Fernando Américo

Deixe seu comentário