Guia do Investidor
demanda porcredito arquivo agencia brasil
Notícias

Demanda por crédito no Brasil cai 5% em agosto

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A demanda por crédito no Brasil recuou 5% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços. Já em relação ao mês anterior, julho de 2024, houve um crescimento de 6%, com bom desempenho do setor financeiro, que teve alta de 19%. 

No apanhado anual, por segmento, apenas o setor de Serviços apresentou crescimento, de 2%. Varejo (-11%) e o setor financeiro (-3%) seguiram em queda.

“Quando observamos o desempenho abaixo do esperado no varejo em todos os meses de 2024, até o momento, percebemos que há um sentimento de receio muito forte entre os consumidores brasileiros, considerando que historicamente este é o setor de maior influência no índice. As expectativas de crescimento da taxa de juros, sem dúvidas, estão entre os principais fatores que contribuem”, analisa Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech e responsável pelo indicador.

Dentro do segmento varejista, todas as categorias apresentaram queda em relação a agosto de 2023. Em ordem de retração, da maior para a menor, o ranking ficou assim: Vestuário (-52%), EletroMóveis (-21%), Lojas de Departamento (-15%), Outros (-7%) e Supermercado (-3%).

Leia mais  Governo de SP ficará com 18,3% das ações da Sabesp

Já na comparação com julho deste ano, em que o Varejo apresentou crescimento de 12%, o único resultado negativo foi registrado na categoria Vestuário, que teve queda de 10% na demanda por crédito. A categoria Lojas de Departamento registrou crescimento de 33%, seguida de Supermercado (+11%), EletroMóveis (+8%) e Outros (+8%).  


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Adeus, panetone! 73% dos trabalhadores preferem ganhar vale-presente no Natal

Fernando Américo

Dívida com precatórios aumenta em 18 dos 26 estados e DF

Fernando Américo

Canadá se torna 9º principal destino das exportações brasileiras

Fernando Américo

TRPL4 e TRPL3 mudam de ticker para ISAE4 e ISAE3

Fernando Américo

Taxação dos super-ricos: impactos reais devem ser considerados

Fernando Américo

Reforma tributária vai impactar a rotina de empresas de todo o Brasil

Fernando Américo

Deixe seu comentário