
- Vitru (VTRU3) manteve mensalidades estáveis após mudanças no EAD
- Cursos híbridos representaram 60% das novas matrículas
- Companhia mira redução da dívida para discutir dividendos
A Vitru (VTRU3) afirmou que ainda não realizou reajustes relevantes nas mensalidades após a entrada em vigor das novas regras do ensino a distância. Segundo o CEO Aroldo Alves, a companhia segue em fase de transição e ainda implementará parte das mudanças exigidas pelo novo marco regulatório do EAD.
Além disso, a administração destacou que a adaptação completa da grade curricular deve ocorrer até o próximo ano. Com isso, a empresa ainda não sentiu pressão relevante nos custos operacionais.
Cursos híbridos ganham espaço
A dona da Uniasselvi e da Unicesumar registrou queda de 2,8% no número de novos alunos no primeiro trimestre de 2026.
Apesar disso, a base total de estudantes cresceu 10%, alcançando 972,8 mil alunos. Ao mesmo tempo, os cursos híbridos ganharam força e representaram cerca de 60% das novas matrículas no período.
Segundo a companhia, a implementação total das novas regras deve gerar melhora de até 1,5 ponto percentual na margem operacional futuramente.
Dividendos entram no radar
O diretor financeiro Gabriel Lobo afirmou que a prioridade da empresa segue sendo a redução da alavancagem financeira.
A companhia pretende reduzir a relação entre dívida líquida e Ebitda de 1,75 vez para 1,5 vez. Depois disso, a administração pretende iniciar discussões sobre distribuição de dividendos ainda no segundo semestre.
Além disso, a empresa destacou o follow-on que levantou R$ 203 milhões. Parte dos recursos será destinada ao pagamento de dívida, enquanto o restante financiará expansão de polos, laboratórios e capital de giro.