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Atualmente, a tecnologia está em todas as atividades do dia a dia, é natural que esse processo adentre em todos os setores, até no mercado educacional, com o mecanismo de Edtech. O desenvolvimento de produtos relacionados a esse mercado levam as instituições a entender melhor o que é Edtech.
Além disso, é importante saber como aplicá-la para melhorar o desempenho dos usuários desse serviço. Isso porque se engana quem pensa que a aprendizagem hoje em dia acontece apenas através de uma sala de aula tradicional na qual o aluno senta na frente de um professor e fica apenas escutando.
Com isso, as startups surgiram porque os empreendedores identificaram uma gigante espaço no mercado e resolveram investir na área educacional. Confira!
Índice de conteúdo
Edtech: O que é?
O termo se enquadra para empresas que usam a tecnologia para criar soluções inovadores na área de educação. Isso porque quando falamos em educação, pessoas tem a visão de uma aula com professor presencial, livros e o quadro negro (que é verde, não faz o menor sentido, brincadeiras à parte). Entretanto, o processo de educação tradicional ganhou um forte aliado — que é a tecnologia (Edtech).
O processo pode ser definido como a fusão de dois mercados, como educação e tecnologia. Dessa maneira, podemos ressaltar as startups que oferecem para o mercado cursos online, plataformas de ensino, games educativos, simuladores de realidade virtual, entre outras ferramentas.
E estão presentes em todos os níveis de ensino, ou seja, existem Edtech que atuam no ensino básico, graduação, especializações, ensino técnico e na educação corporativa. Dessa forma, as inovações nessa área podem ser aplicadas em todos os contextos, desde o mais básico até em coisas complexas. E o Edtech é uma abreviação de “education technology“, tecnologia educacional em inglês.
E o termo é usado para definir empresas que se dedicam a inserir elemento como e-learning, gamificação, inteligência artificial e robótica no processo de aprendizagem.
De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Startups, em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), o segmento de educação lidera. Segundo o mesmo relatório, de 2019, ressalta que existem mais de 400 startups ativas no mercado brasileiro.
Entretanto, também há algumas startups que são organizações sem fins lucrativos, contudo, as maiorias das empresas Edtech visam no setor educacional uma oportunidade de negócio.
No entanto, algumas pessoas enxergam que isso é um problema, pelo contrário, com a ajuda do sistema privado pode haver uma democratização da informação, através do aprendizado tecnológico. Além disso, algumas dessas variadas startups oferecem conteúdos sobre marketing e administração.
Como funciona?
Embora você já possa ter entendido o que são empresas Edtech, também é importante saber como elas funcionam. Em síntese, funcionam criando alternativas para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e rápido. Em uma sala de aula, as empresas de Edtech atuam em parceria com os professores, tornando as aulas mais dinâmicas e sendo mais atraentes para os alunos.
Entretanto, não estamos falando apenas de softwares e aplicativos ou plataformas online. Isso pode ocorrer também com inovação de recurso didáticos, com uso de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
Dessa forma, no âmbito da educação técnica, há cada vez mais ofertas de cursos online, nos quais é possível aprender diversas técnicas sem qualquer prejuízo em relação a cursos presenciais.
E no segmento de educação empresas, as startups de Edtech podem ser vistas como um ponto da inovação tecnológica nas empresas que tem a condição de investir na capacitação de seus funcionários.
Quais as vantagens de Edtech?
É necessário destacar algumas vantagens proporcionadas pelas Edtech.
Dentre elas, podemos destacar duas principais vantagens para os alunos:
- Melhoria do processo de aprendizagem;
- Aumento de interesse pelo conhecimento.
Além disso, não podemos deixar de comentar que não é somente os alunos que ganham com as vantagens. Os professores, as instituições e as empresas que detêm dessas ferramentas também têm benefícios. Ou seja, eles conseguem ter recursos para acompanhar o desempenho dos alunos ou dos funcionários. Dessa maneira, fica mais fácil encontrar alternativas para ajudá-los a obter um melhor aproveitamento dos estudos.
Outra vantagem é a democratização do ensino, uma vez que a tecnologia permite cobrar preços baixos pelas assinaturas dos serviços ou outras práticas de monetização. Algumas Edtech oferecem até cursos gratuitos para colaborar para disseminação do conhecimento.
Exemplos
Confira abaixo algumas startups Edtech que melhoraram o processo de aprendizagem no Brasil e no mundo.
4YOU2
É uma startup brasileira que trabalha com a democratização do acesso aos cursos de inglês.
Coursera
Fundadas nos Estados Unidos, a startup consolidou como uma das maiores plataformas de aprendizado do mundo.
Conclusão
O mercado brasileiro de empresas Edtech ainda está muito no começo, engatinhando. Com isso, pode causar muitas mudanças no setor educacional — trazendo muitas vantagens para as instituições educacionais. E isso é um passo muito importante, por conseguirem otimizar o tempo e o custo gasto com transporte e aplicação de conteúdo, alcançando resultados melhores.
No entanto, o mercado apesar de ser pequeno ainda encontra muitos desafios, que precisa ser superado no Brasil. Isso porque muitos alunos se encontram na rede de ensino pública. E, por conta da falta de investimentos em soluções digitais sobre educação, podem acabar atrasando e dificultando as startups venderem seus produtos e serviços.
Entretanto, é um mercado com muitas possibilidades e com espaço para novas ideia, porque o mercado brasileiro não está formado. Dessa maneira, é rentável investir em soluções personalizadas — tendo a tecnologia ao lado, potencializando o ensino e o relacionamento das instituições com os alunos.
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