Continua após o anúncio
Em uma assembleia realizada nesta terça-feira, os acionistas da Light (LIGT3) elegeram uma nova composição do conselho de administração da companhia. A chapa indicada pela WNT, gestora que é a principal acionista da elétrica e associada aos interesses do empresário Nelson Tanure, foi eleita com 89,4% dos votos. A chapa contou com o apoio dos outros dois grandes acionistas da empresa, os fundos Samambaia, de Ronaldo Cezar Coelho, e Santander PB FIA 1.
O novo conselho, que terá mandato até abril de 2025, passou de sete para nove membros e conta com quatro novos nomes: Nelson Tanure, Hélio Costa, Pedro de Moraes Borba e Wendell Oliveira. Completando o colegiado estão Firmino Sampaio, Abel Rochinha, Helio Ferraz, Yuiti Lopes e Rafael Manhães Martins, que já eram membros desde a eleição realizada em abril.
Após a eleição do conselho, a Light divulgou uma nota afirmando que seus três principais acionistas reforçaram a confiança na atual diretoria da companhia e se comprometeram a trabalhar juntos na busca por soluções que garantam a continuidade dos serviços da empresa, em benefício de todos os envolvidos.
A reformulação do conselho da Light ocorre em um momento em que a empresa está passando por um processo de recuperação judicial, buscando reduzir sua dívida financeira, que chega a cerca de 11 bilhões de reais.
Na sexta-feira passada, a elétrica apresentou um plano com seis alternativas de pagamento aos credores, incluindo o pagamento antecipado à vista com desconto mínimo de 60% e a emissão de novos instrumentos de dívida com desconto de 20%. No entanto, a proposta não foi bem recebida por parte dos credores debenturistas.
Com a nova composição do conselho, espera-se que a Light tenha uma governança mais alinhada aos interesses dos principais acionistas. A presença de Nelson Tanure, empresário com experiência no mercado, pode trazer uma nova perspectiva e contribuir para a superação dos desafios enfrentados pela empresa.
A Light é uma importante companhia do setor elétrico brasileiro e busca reestruturar suas finanças e retomar sua trajetória de crescimento. A eleição do novo conselho de administração é um passo significativo nesse processo e demonstra o comprometimento dos acionistas em encontrar soluções para garantir a continuidade dos serviços prestados pela empresa.
Nos próximos meses, será fundamental acompanhar as ações e decisões tomadas pelo novo conselho de administração da Light, assim como as medidas adotadas para a recuperação financeira da companhia. A expectativa é que, com uma gestão mais alinhada e estratégica, a empresa possa superar os desafios e retomar sua posição de destaque no mercado de energia elétrica.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.