Continua após o anúncio
- Werner Vogels, diretor de tecnologia da Amazon, revelou que a empresa está ampliando o uso de inteligência artificial (IA)
- Ele enfatizou que os avanços da IA têm o potencial de revolucionar diversos setores
- A abordagem integra a estratégia da empresa para atingir a meta de emissões líquidas zero até 2040, podendo servir como modelo para outras empresas comprometidas com a redução da pegada ambiental
Werner Vogels, diretor de tecnologia da Amazon, revelou durante uma palestra na VivaTech, que a empresa está ampliando o uso de inteligência artificial (IA). Dessa forma, para abordar desafios ambientais, sociais e de governança.
Ele enfatizou que os avanços da IA têm o potencial de revolucionar diversos setores. Estes, desde a saúde até o gerenciamento de energia, conforme suas pesquisas em ciências da computação pela Universidade Livre de Amsterdã.
O executivo, ainda, abordou exemplos que vão desde mudanças climáticas até segurança alimentar, combate à pobreza e detecção precoce do câncer. Ele ressaltou a importância contínua da administração e responsabilidade, incentivando uma maior cooperação entre governo, indústria e empresas. Vogels destacou a necessidade de começar com a coleta de dados antes de projetar a abordagem de IA.
A empresa integrou IA com sistemas de armazenamento de baterias e instalações solares para otimizar a distribuição de eletricidade, aumentando, assim, a eficiência do uso de energia renovável.
Estratégia da empresa
A abordagem integra a estratégia da empresa para atingir a meta de emissões líquidas zero até 2040, podendo servir como modelo para outras empresas comprometidas com a redução da pegada ambiental. Vogels, dessa forma, destacou a importância da diversidade e equidade, defendendo que o acesso à IA deve ser inclusivo, considerando aspectos culturais relevantes para os usuários.
Ele observou que os chatbots de IA generativa, embora capazes de traduções quase em tempo real, tendem a refletir a visão cultural americana e inglesa.
Como exemplo, “se um chatbot desenvolvido nos Estados Unidos for solicitado a fazer uma resenha dos livros da autora chilena Isabel Allende, sua resposta provavelmente será diferente daquela de uma mulher sul-americana especialista no assunto”.
Ainda, aproveitando o evento, o diretor de tecnologia anunciou o lançamento de um programa de aceleração. Estes, voltado para visionários e inovadores em IA, contudo, prontos para criar soluções para enfrentar desafios urgentes.
A parceria da Amazon com startups de IA é uma peça fundamental em sua estratégia de desenvolvimento de soluções avançada. Assim, para impulsionar a produtividade e eficiência.
O que é ESG?
ESG é uma sigla que se refere a três critérios amplamente utilizados para avaliar o desempenho e a responsabilidade corporativa em áreas ambientais, sociais e de governança.
- E: Environmental (Ambiental) – Refere-se às práticas relacionadas ao meio ambiente. Estas, incluindo a gestão de recursos naturais, as emissões de gases de efeito estufa e o uso de energia renovável. Além disso, a conservação da biodiversidade e a gestão de resíduos.
- S: Social (Social) – Engloba questões sociais, como direitos humanos, condições de trabalho, diversidade e inclusão. Além disso, a saúde e segurança dos funcionários, relações com a comunidade, e impacto social positivo.
- G: Governance (Governança) – Envolve aspectos de governança corporativa, como transparência, integridade, responsabilidade dos administradores, estrutura de remuneração, independência do conselho, e, contudo, as práticas de gestão de riscos e ética.
Esses critérios são usados por investidores, empresas e outras partes interessadas para avaliar o desempenho de uma empresa em áreas não financeiras. E, ainda, para tomar decisões de investimento socialmente responsáveis.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.