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Estamos entrando em mais um mês no mercado de capitais, e que sempre marca uma “amado” momento para os investidores: atualizar as carteiras de investimento.
No entanto, o investidor não navega sozinho neste oceano, e vários especialistas e casas de análises revelam mensalmente suas expectativas para as ações do mercado. Portanto, um dos nomes deste movimento é a corretora Guide Investimentos, que acaba de divulgar suas carteiras de ações recomendada para Janeiro.
Confira abaixo as escolhas da companhia:
Assaí | ASAI3 |
Cielo | CIEL3 |
Hypera | HYPE3 |
Itaú Unibanco | ITUB4 |
Multiplan | MULT3 |
Petrorio | PRIO3 |
ETF Small Caps | SMAL11 |
Totvs | TOTS3 |
Vale | VALE3 |
Weg | WEGE3 |
Sobre as escolhas:
Índice de conteúdo
Assaí
O Assaí é uma companhia focada no segmento Atacarejo, sendo o maior player puro de Cash & Carry do país e atualmente é a maior marca operada pelo Grupo Casino no mundo. Atualmente conta com 187 lojas em 23 estados e market share aproximado de 30%, atendendo revendedores, transformadores, utilizadores e consumidores finais.
A empresa possui forte geração de caixa, sendo um destaque de crescimento no setor, possui estratégia e execução bem definidas para a expansão da companhia e management com vasta experiência no setor de varejo alimentar. A empresa também é destaque ESG em seu setor.
O Assaí apresentou CAGR de 21% entre 2016 e 2021, e possui perspectivas positivas, com abertura de 12 novas lojas orgânicas em 2022 e conversão das lojas Extra-Hiper adquiridas do GPA, com a previsão de entrega de 40 lojas para o segundo semestre deste ano.
O Assaí divulgou os seus números referentes ao terceiro trimestre de 2022, reportando métricas bastante saudáveis, com uma expansão de 30% no faturamento A/A e 9% no critério mesmas lojas (SSS). A despeito das ligeiras quedas de margem (tanto margem bruta quando margem EBITDA tiveram recuos de 1,5 p.p. e 1,7 p.p., respectivamente), a companhia ainda conseguiu manter seu crescimento bastante robusto e ainda revisou os seu guidance de conversão de lojas para cima, sendo agora 45 conversões (que antes eram 40) no ano. Agora que a oferta secundária de ações do Casino passou, investidores devem acompanhar a operação de forma mais racional, conseguindo precificar melhor o crescimento da companhia para os próximos períodos.
Cielo (CIEL3)
A Cielo é líder no mercado de adquirência, sendo a maior credenciadora e processadora de meios de pagamento do Brasil e da América Latina, com aproximadamente 30% de market share do volume transacionado. Nos últimos anos a companhia vem sendo impactada pelo aumento da concorrência no mercado de pagamentos, principalmente de Stone, Pag Seguro, Rede e Getnet, resultando na compressão do yield de receita. Para voltar a crescer a rentabilidade, a companhia tem adotado a estratégia de aumentar a penetração de produtos de prazo na sua base de clientes, ampliar a atuação nos segmentos de varejo e empreendedores em relação a grandes contas, bem como expandir o portfólio de serviços.
A Cielo publicou no 3T22 números acima das estimativas do mercado, saindo de R$212 milhões de lucro líquido no 3T21 para R$422 milhões no 3T22, aumento de 99% a/a. Os destaques foram para (i) aumento do volume financeiro de transações de 23% a/a, alcançando
Hypera (HYPE3)
A Hypera Pharma é a maior empresa farmacêutica do Brasil, em termos de receita líquida. É a única que está presente em todos os segmentos relevantes do varejo farmacêutico, com posição de liderança em diversas categorias. A Companhia oferece produtos de alta qualidade, investindo continuamente em inovação e crescendo de forma sustentável. A Hypera é líder no mercado de OTC e possui duas das três maiores marcas do Brasil, além de ser a única empresa com participação relevante em todos os segmentos do varejo farmacêutico (RX/OTX, OTC, Dermocosméticos e Genéricos e similares). Fundada em 2001 com o nome Hypermarcas, assumiu em 2017 a nova marca corporativa, Hypera Pharma, evidenciando o novo momento da Companhia. A empresa está listada no Novo Mercado da B3 desde 2008 e conta hoje com aproximadamente 9 mil colaboradores.
A empresa conta com uma operação de larga escala e baixo custo centralizada no maior complexo operacional farmacêutico da América Latina, localizado em Anápolis, no Estado de Goiás. São 120 mil m² de área construída onde atuam mais de 5.700 colaboradores. O complexo operacional possui capacidade de produzir mais de 18 bilhões de doses de sólidos, mais de 120 milhões de unidades de injetáveis e colírios, mais de 1,04 bilhão de unidades de vitaminas e mais de 300 milhões de unidades de líquidos, cremes, óleos e loções.
A Hypera divulgou seus resultados do 3T22, que vieram bastante dentro das expectativas. A empresa apresentou um crescimento de ~25% na receita líquida A/A e conseguiu “defender” suas margens operacionais, mostrando um bom controle de custos e despesas. O faturamento líquido da Hypera foi recorde no trimestre, totalizando R$ 2,035 bilhões. O crescimento do sell-out (métrica que avalia a venda do canal de varejo para o consumidor final) orgânico da companhia foi de aproximadamente 17%, mostrando um bom ritmo de repasse das mercadorias na ponta final. Outro ponto a ser destacado nas receitas foi o crescimento da companhia no mercado institucional, que já totalizou mais de R$ 100 milhões no trimestre (contra ~R$ 35 milhões no 3T21). Lembrando que esse é um foco recente da companhia, mas importante notar que já vem ganhando maior relevância. Os custos e despesas da companhia mantiveram um nível bastante controlado no último trimestre: a margem bruta teve ligeiro recuo de 0,4 p.p. na comparação anual (vindo para 63,5%), enquanto a margem EBITDA das operações continuadas teve um acréscimo marginal de 0,1 p.p., chegando em 35,7%. O lucro líquido das operações continuadas somou R$ 466 milhões no trimestre, implicando em uma margem de ~23%.
Itaú Unibanco (ITUB4)
O Itaú Unibanco é o maior banco do Brasil em termos de ativos totais, que somavam R$ 2,3 trilhões no 2T22 e aproximadamente 17% de participação de mercado em empréstimos e de 19% em depósitos no País. O banco, que consolidou sua liderança entre os bancos privados no Brasil após a fusão com o Unibanco em 2008, possui forte penetração e uma presença robusta em áreas-chave, como cartões de crédito, empréstimos para automóveis, gestão de ativos e seguros.
No 3T22, o lucro líquido cresceu 6% a/a, atingindo R$7,882 bilhões, ligeiramente acima das nossas estimativas de R$7,880 bilhões. A margem com clientes ampliou em 6,4% em relação ao ano anterior, impulsionada principalmente pelo crescimento de 2,5% a/a na carteira de crédito e pelo crescimento da taxa média anualizada, alcançando 5,6%. A redução de 20,6% na margem financeira com o mercado no trimestre ocorreu em função dos menores ganhos na tesouraria da América Latina. Devido ao maior volume de crédito recuperados as despesas com PDD ficaram 2,6% acima do trimestre anterior.
O índice de inadimplência acima de 90 dias (NPL 90) aumentou 10 bps em relação ao trimestre anterior, atingindo 2,82%, 2 bps acima das nossas estimativas. O aumento está relacionado às carteiras de pessoas físicas e de micro, pequenas e médias empresas no Brasil. Os write off diminuíram em relação ao trimestre anterior (-12%). O índice de cobertura permaneceu estável, aumentando somente 3 p.p. em relação ao trimestre passado.
Multiplan (MULT3)
A Multiplan atualmente é uma das principais empresas de shoppings centers do país, com mais de 45 anos de atuação. O modelo da empresa é bastante verticalizado, uma vez que atua no planejamento, desenvolvimento e administração dos seus ativos. Ao final de setembro de 2022, a Multiplan detinha 20 shopping centers com Área Bruta Locável (ABL) total de 876 mil m² (sendo 706 mil m² de ABL própria).
A companhia divulgou números bons e dentro do esperado pelo mercado. A receita líquida foi de R$ 456 milhões (+41% A/A), impulsionada por maiores receitas de locação e estacionamento, fruto do menor impacto da pandemia nos negócios da empresa. O EBITDA atingiu R$ 323 milhões (+49% A/A), impulsionado pelo bom crescimento das receitas e bom controle de despesas. A margem EBITDA aumentou de 67% no 3T21 para 71% no 3T22. O lucro líquido atingiu R$ 186 milhões (+87% A/A) e a margem aumentou de 31% para 41%, impactado positivamente pelo menor pagamento de imposto (em parte devido à distribuição de JCP).
Petrorio (PRIO3)
A Prio é uma empresa focada em operar campos maduros de O&G, com investimentos voltados para eficiência operacional e expansão da sua base de ativos. A estratégia, como das demais pares, consiste tanto no prolongamento da vida útil dos seus ativos, expandindo as reservas, bem como uma elevada eficiência na gestão dos custos de extração. Atualmente, são cinco grandes ativos que a empresa opera, Frade e Wahoo em conjunto, Polvo e Tubarão Martelo (TBMT) em conjunto, e Albacora Leste, recentemente adquirido, além de uma participação menor, de 10%, em Manati.
Esperamos que nos próximos trimestres a Petrorio comece a operar o campo de Albacora Leste. A medida que ela recanalize os custos e aumente a produção, acreditamos que seus papeis devem se valorizar seguindo nosso preço alvo. Além disso, no curto prazo, estamos pessimistas quanto ao preço do brent, pois provavelmente teremos uma diminuição da atividade econômica pelo mundo devido a recessão que se aventa. Contudo, no longo prazo, estamos otimistas por conta das pressões ESG contra a produção de petróleo no mundo.
A Petrorio apresentou ótimos resultados no 3T22. Destacamos três pontos importantes: i) a sétima queda consecutiva do seu lifting cost, atingindo US$ 9,5 por barril (quedas de 22,6% a/a e 14,7% t/t); ii) produção recorde de quase 45,8 mil barris ao dia (incremento de 44,7% a/a e 37,4% t/t) e; iii) elevado patamar do preço de venda, uma média de US$ 94,36, embora uma queda de 13% t/t, devido ao arrefecimento do Brent, ainda é uma expansão de 26,8% a/a, Assim, com o somatório destes e outros fatores, a empresa apresentou um EBITDA recorde de US$ 285 mm, evolução de 160% a/a.
ETF Small Caps (SMAL11)
O SMAL11 (iShares BM&FBOVESPA Small Cap Fundo de Índice) foi criado em 2008 e é um ETF que visa replicar o índice de Small Caps da B3, o SMLL. Como o próprio nome sugere, a carteira do ETF é composta de forma geral por companhias de menor capitalização. O SMAL11 é também caracterizado por uma composição de portfólio menos concentrada no segmento financeiro e de commodities como é o caso da carteira teórica do Ibovespa. O SMAL11 é uma oportunidade de investir de forma simples uma carteira diversificada de papéis de companhias que ainda tem um potencial maior de crescimento. Esta característica por sua vez acaba implicando em uma volatilidade também maior, ainda que com o risco distribuído de forma mais eficiente entre um portfólio variado, agregando companhias de segmentos e maturidades distintas.
Totvs (TOTS3)
A TOTVS é a companhia líder no segmento de softwares de gestão empresarial no país. A companhia tem como propósito “simplificar o mundo dos negócios”, desenvolvendo, comercializando e implementando ferramentas e plataformas tecnológicas com soluções especializadas para o core business de seus clientes. Com uma base instalada de mais de 30 mil clientes, a TOTVS atua principalmente no Brasil, além de presença internacional em mais de 41 países.
A companhia apresenta como principais riscos (i) dificuldades no processo de integração de empresas adquiridas; (ii) manutenção de uma oferta de soluções atrativas em um mercado em constante transformação; (iii) um aumento do churn (taxa de cancelamento) pode impactar as receitas da empresa
Em seu último resultado publicado, a empresa trouxe bons números, ligeiramente acima das estimativas do mercado. A companhia registrou receita líquida trimestral recorde de R$1 bilhão, em linha com as estimativas. Os destaques da receita liquidam vão para (i) crescimento de 28% a/a da receita recorrente de gestão, impulsionada pelo crescimento de 38% da receita de SaaS; (ii) +33% a/a da receita de Business Performance; e (iii) +51% a/a na Techfin, líquido de funding. A receita de gestão foi impulsionada principalmente por reajustes contratuais, novas assinaturas e maior contratação de produtos de cloud. No segmento de business performance, a empresa entregou +31% a/a nas receitas anuais recorrentes, refletindo o maior volume de vendas e sucesso em estratégias de upselling e cross selling de suas ferramentas. O GMV da plataforma de Digital Commerce atingiu R$400 milhões, 103% acima do 3T21. As receitas liquidas de funding da Techfin cresceram 51% a/a para R$73 milhões, devido principalmente a ampliação da produção de crédito em 9,1% a/a, atingindo o recorde histórico trimestral de R$3 bilhões, e ao crescimento da Taxa Selic no período.
Vale (VALE3)
A Vale é uma das maiores empresas mineradoras do mundo. Produz e comercializa minério de ferro, níquel, pelotas, minério de manganês, ferroligas, carvão cobre e outros metais. A companhia está envolvida em projetos de exploração mineral greenfield em seis países e opera um sistema de logística no Brasil e no mundo integrados a suas operações de mineração, permitindo assim entrega de seus produtos em diversos países. A companhia também investe nos setores de siderurgia e energia diretamente ou através de suas joint ventures. A companhia, além de ser uma das maiores mineradoras do mundo, apresenta uma diversificação de operações de minério de ferro no Brasil em três sistemas (Norte, Sudeste e Sul) que possuem capacidade de transporte e remessa própria.
Os números da mineradora não foram tão animadores no último trimestre de resultados divulgado, mas enxergamos que os preços ainda seguem descontados, ainda mais considerando o potencial IPO da unidade de metais básicos, que poderia destravar valor para a companhia no curto prazo.
A receita líquida da Vale foi de US$ 9.929 milhões (-19% A/A) no 3T22, negativamente impactada pela queda de 27% A/A no preço do minério. Os volumes de minério vendidos ficaram aproximadamente estáveis. As vendas de cobre e níquel aumentaram, assim como os preços, mas não foram suficientes para gerar uma melhora significante nos números (as vendas de minério representam cerca de 90% da receita da Vale). O Ebitda de US$ 4,0 bilhões (-43% A/A) ficou 12% abaixo do esperado e a margem caiu de 57% no 3T21 para 40% atualmente. A margem foi negativamente afetada pela queda na receita e aumento de custos, principalmente na unidade de metais básicos (cobre e níquel). O lucro de US$ 4,5 bilhões foi positivamente afetado por resultados financeiros melhores.
Weg (WEGE3)
A WEG é uma das maiores empresas fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos industriais na América Latina e de motores elétricos de baixa tensão no mundo. A companhia tem apresentado desempenho consistente nos últimos anos, com interessante crescimento de receita aliado à evolução do retorno sobre o capital investido, tendo se mostrado resiliente aos efeitos da pandemia devido à diversificação geográfica de sua atuação e em seu portfólio de produtos.
Os resultados de WEG no 3T22 foram mais uma vez bastante sólidos e reforçaram nossa visão positiva sobre a companahia. As vendas líquidas da WEG totalizaram R$ 7,9 bilhões no trimestre, uma expansão de 27,6% contra o mesmo período do ano anterior, com uma performance puxada pelos equipamentos eletrônicos industriais e pelo mercado interno no segmento de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia, cujo desempenho foi fundamentado no crescimento do negócio de geração solar distribuída. O custo estável de matéria-prima – em especial aço e cobre – trouxe uma margem bruta de 30,6%, aumento de 1,8 p.p. vs o 3T21. As despesas totalizaram R$ 793 milhões no trimestre, avanço de 19,5% sobre o 3T21. Com isso, o EBITDA teve uma margem de 19,8%, 1,3 p.p. acima na comparação A/A. A última linha da companhia foi de R$ 1,2 bilhão, crescimento de ~43% contra o mesmo trimestre no ano anterior, com margem líquida de 14,6%. Importante também ressaltar outros pontos do resultado, como o ROIC 27,9% e a manutenção de caixa líquido por parte da companhia, em aproximadamente R$ 360 milhões.
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