Continua após o anúncio
Os brasileiros agora contam com um atendente virtual (robô – bot) na busca de informações sobre dívidas, operações de câmbio, contas e outros relacionamentos com instituições financeiras. Trata-se do Din, o assistente online lançado pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira (24).
O robô interage diretamente com o cidadão por meio de uma janela de conversa (chat) em que é possível enviar perguntas e obter respostas instantâneas a qualquer hora do dia.
De acordo com o Banco Central, cerca de um terço dos pedidos de informações enviados à instituição já estão disponíveis na página do Registrato, sistema que reúne e disponibiliza este tipo de informação. Por meio de inteligência artificial, o Din vai ajudar os interessados a encontrar os dados buscados de forma rápida e direta.
A ferramenta permite ainda a consulta e geração de certidões que comprovam a inexistência de relações com instituições financeiras. Este documento pode ser auxiliar na comprovação de insuficiência de renda, requisito necessário para ter acesso a programas de financiamento estudantil, à justiça gratuita e à isenção de taxas de concursos, por exemplo.
Na versão atual, a tecnologia está disponível apenas em computadores. “O Din evoluirá em breve para ajudar com outros assuntos que envolvam o cidadão e o BC”, diz o comunicado do banco. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a instituição pelo 145 ou no Fale Conosco.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Banco Central e Agência Brasil
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.
1 comentário
[…] Banco Central aponta que os gastos em viagens internacionais foram reduzidos 3,9% em 2018 […]