Continua após o anúncio
A companhia aérea Azul (AZUL4) divulgou os resultados preliminares de tráfego referentes ao mês de maio de 2023. O tráfego de passageiros consolidado (RPKs) teve um aumento de 8,3% em relação a maio de 2022, enquanto a capacidade (ASKs) registrou um aumento de 5,0%. Isso resultou em uma taxa de ocupação de 79,8%.
No mercado doméstico, o tráfego de passageiros apresentou uma queda de 4,7% em relação a maio de 2022, e a capacidade teve uma redução de 6,9%. A taxa de ocupação ficou em 78,2%.
Já no mercado internacional, o tráfego de passageiros registrou um aumento expressivo de 97,7% em comparação com maio de 2022. A capacidade também teve um aumento significativo de 96,4%. A taxa de ocupação atingiu 85,7%.
De acordo com John Rodgerson, CEO da Azul, em maio, a demanda doméstica permaneceu consistente com a sazonalidade do segundo trimestre, combinada com um ambiente favorável de receita internacional. O executivo também destacou que as perspectivas para o segundo semestre, que é tradicionalmente o período mais forte do ano, continuam favoráveis, com uma alocação de capacidade racional no mercado brasileiro.
Esses resultados indicam uma recuperação gradual do setor de aviação, conforme a demanda por viagens aéreas se recupera aos poucos. A Azul tem adotado estratégias para se adaptar ao novo cenário, buscando otimizar sua capacidade e oferecer serviços que atendam às necessidades dos passageiros.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.