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A audiência pública, se aprovada, discutirá diversas reclamações feitas por clientes da BYD.
Na quarta-feira (09), a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, votou em um requerimento que investiga supostas falhas no pós-venda da montadora BYD no Brasil.
Segundo informações, se caso a audiência pública for aprovada, deverá ser discutido sobre as diversas reclamações feitas por clientes da BYD. As queixas incluem atendimento insatisfatório, problemas relacionados ao período de garantia, atrasos na entrega de veículos, falhas na pintura, presença de ferrugens e a falta de peças de reposição.
Um dos principais motivos de reclamação é o modelo Dolphin da BYD, um dos mais vendidos no Brasil.
Em resposta às reclamações, a BYD afirmou à reportagem da Folha que seu objetivo é não apenas vender veículos modernos, mas também garantir um serviço de pós-venda de qualidade.
Vendas de veículos elétricos da BYD e Li Auto crescem em julho
Em julho, as vendas de veículos elétricos de fabricantes chinesas, como BYD e Li Auto, registraram aumentos expressivos. Dessa forma, desafiando a tendência sazonal de baixa no setor automotivo.
A Li Auto liderou o crescimento, com um impressionante aumento de 49% nas vendas. Totalizando 51.000 unidades no mês, estabelecendo um novo recorde mensal para a empresa. A BYD, que superou a Tesla em vendas globais no ano passado, vendeu 342.383 veículos elétricos em julho, marcando um crescimento de 31% em relação ao ano anterior, e suas vendas internacionais ultrapassaram 30.000 unidades.
A Harmony Intelligent Mobility Alliance, formada pela Huawei Technologies, entregou 44.090 veículos, sendo 41.535 sob a marca Aito, desenvolvida em parceria com o Seres Group. Este aumento representa um crescimento de seis vezes nas entregas.
Além disso, a Leapmotor viu um crescimento de 54% em suas entregas, somando 22.093 veículos. A Leapmotor International, joint venture entre a Leapmotor e a Stellantis, enviou seu primeiro lote dos modelos elétricos C10 e T03 para a Europa a partir do Porto de Xangai em julho.
Em julho, a Nio entregou 20.498 veículos, estável em relação ao ano anterior, enquanto a Zeekr viu um aumento de 30% nas entregas, totalizando 15.655 veículos. A Xpeng Motors, no entanto, teve um crescimento de 1%, com 11.145 veículos entregues, e a Hozon Auto entregou 11.015 veículos, um aumento de 9,7%. A BAIC BluePark vendeu 11.000 carros, com a marca Arcfox apresentando um crescimento de quatro vezes, totalizando 8.017 unidades. A Xiaomi Auto entregou mais de 10.000 unidades do modelo SU7 e espera alcançar sua meta anual de 100.000 unidades um mês antes do previsto.
Aumento na entrega de veículos
Em julho, a IM Motors, joint venture entre SAIC Motor, Zhejiang Hi-Tech Park e Alibaba, entregou 6.017 veículos, um aumento de 249%. A marca Voyah, da Dongfeng Motor Group, viu suas entregas subirem 76%, totalizando 6.015 unidades. As vendas gerais de veículos elétricos na China aumentaram 31% em julho em comparação com o ano anterior, mas caíram 5% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, as vendas de veículos elétricos de passageiros cresceram 33%, somando quase 4,84 milhões de unidades.
Algumas fabricantes de veículos elétricos enfrentaram quedas nas vendas em julho. A GAC Aion, marca de veículos elétricos do renomado GAC Group, registrou, no entanto, a venda de 35.238 unidades, o que representa uma redução de 22% em comparação com o ano anterior.
MERCADANTE SUGERE IMPOSTOS MAIS SEVEROS SOBRE CARROS ELÉTRICOS
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, sugeriu aumentar a alíquota do Imposto de Importação para carros elétricos. E defendeu, contudo, a necessidade de expandir os investimentos chineses no Brasil. Mercadante enfatizou que, dada a limitação fiscal do país em comparação com os Estados Unidos, é crucial utilizar o crédito. Isto, no entanto, de forma estratégica em áreas prioritárias.
O governo brasileiro, no entanto, está focado em promover a produção de veículos eletrificados no país, buscando atrair investimentos para o setor. Em julho, o governo aumentou a alíquota de importação para carros elétricos de 10% para 18%, com previsão de novos aumentos graduais até alcançar 35% em julho de 2026.
Mercadante, contudo, também destacou que as importações de carros elétricos cresceram 440% neste ano, refletindo o crescente interesse por essa tecnologia no mercado nacional.
Durante o evento de celebração dos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, Mercadante afirmou: “Estamos estabelecendo alíquotas e, se dependesse de mim, as alíquotas seriam mais severas. Cotas foram dadas. Você não pode romper uma relação bilateral, ainda mais com um país amigo como é a China.”
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