Guia do Investidor
realdinheiro moeda 1310202270 p15025 thumb resized
Notícias

Carteira de crédito em 2024 tem estimativa de alta de 10%

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Pesquisa mostra ainda que a grande maioria dos participantes (85%) entendeu como adequada a decisão do Copom de interromper, de forma unânime, o ciclo de queda da taxa Selic.

A projeção de crescimento para a carteira de crédito em 2024 atingiu os dois dígitos pela primeira vez no ano, chegando a 10%, revela a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban, realizada com 20 bancos entre 25 de junho e 01 de julho. No levantamento feito em maio, a estimativa era de avanço de 9,3%. O destaque ficou para a revisão de alta na projeção da carteira direcionada, cuja expectativa subiu de 10,1% para 11,3% neste ano, com ênfase na linha destinada às empresas, que sofreu a maior revisão para cima (de +8,7% para +11,7%).

Leia mais  Aneel mantém bandeira tarifária verde para julho

A Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban é realizada a cada 45 dias, logo após a divulgação da Ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e mostra a estimativa dos bancos para o comportamento de diversas variáveis da economia ao longo deste e do próximo ano.

Com este olhar prospectivo, essa pesquisa se diferencia da Pesquisa Especial de Crédito, divulgada mensalmente e que procura antecipar os números do mês anterior que são divulgados na Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central.

“A revisão para cima do crescimento do crédito total captada na pesquisa pode ser explicada por vários fatores. O segmento mostrou números positivos ao longo do 1º semestre, refletindo o ciclo de queda da taxa Selic e os índices de inadimplência. Além disso, o mercado de trabalho aquecido e o aumento da massa salarial devem continuar impulsionando as linhas voltadas ao consumo das famílias”, avalia Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban.

“Por fim, os programas públicos aprovados para a reconstrução do Rio Grande do Sul devem dar um impulso importante no 2º semestre, conforme captado na projeção para a carteira direcionada destinada às empresas”, acrescenta.

“Na direção contrária, temos que acompanhar a evolução do cenário macro para ver se as turbulências recentes podem afetar o ritmo do mercado de crédito”, finalizou o diretor da Febraban.

De acordo com o levantamento, ainda na carteira direcionada, a expectativa de alta para a carteira com recursos destinados às famílias também aumentou, passando de 10,6% para 10,9%.

Leia mais  Dólar cai para R$ 5,16 com prévia da inflação no Brasil

Já a expectativa de expansão para a carteira livre subiu para 9,2% (ante avanço esperado de 8,6% na pesquisa anterior). A revisão positiva foi maior na carteira de Pessoas Físicas (de +9,5% para +10,6%), que tem se beneficiado do mercado de trabalho aquecido, enquanto a projeção para a carteira Livre Pessoa Jurídica ficou praticamente estável em 7,4%.

Em relação à taxa de inadimplência da carteira livre, a pesquisa capturou estabilidade na projeção para 2024 e 2025. Neste ano, a expectativa é que o indicador atinja 4,4%, o que implica em uma ligeira queda ante o nível atual (4,6% em maio/24, segundo o Banco Central). Para 2025, a projeção para o indicador permaneceu estável, em 4,2%, o que sinaliza que o mercado aguarda que o movimento de queda continue no ano que vem.

Já em relação ao desempenho do crédito em 2025, a projeção para a alta da carteira total registrou estabilidade em 8,9%, com a manutenção também da perspectiva de alta da carteira com recursos livres em 8,7%.

Leia mais  Petrobras confirma descoberta de gás em águas profundas na Colômbia

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Vale a pena ser motorista de aplicativo em tempo integral?

Guia do Investidor

Brasileiro recupera milhões de saldos presos na FTX

Fernando Américo

Ripple lança cartilha gratuita sobre blockchain no Brasil

Fernando Américo

Stablecoins ganham destaque e atraem empresas e governos

Fernando Américo

PRF apreende equipamentos de mineração de Bitcoin sem nota

Fernando Américo

A necessária expansão do setor portuário brasileiro

Autor Convidado

Deixe seu comentário