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Com a crise causada pela pandemia do coronavírus, houve um movimento de aceleração na valorização de recompensas instantâneas como cashback, vale-compras e descontos nos programas de fidelidade.
Estratégias de fidelização nas quais as empresas, inclusive varejistas, têm apostado — principalmente quando se trata de um primeiro contato com o cliente para conquistá-lo.
“Em momentos como este, devemos levar em consideração, que os consumidores tendem a prestar mais atenção nas oportunidades que proporcionem economia. O cliente enxerga isso de uma maneira muito interessante, porque traz liquidez no curto prazo e ele pode usar esse valor como preferir. E essa pode ser considerada uma das vantagens do uso de ferramentas do tipo”, explicou o diretor executivo da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), Paulo Curro.
Em pesquisa recente a entidade apurou que quando perguntados sobre qual recompensa os participantes, entre esporádicos e frequentes, preferem receber de seus programas, 76% citou descontos para compras em lojas e 70% mencionou o cashback.
Entre suas associadas, a ABEMF, percebeu que os consumidores têm valorizado cada vez mais recompensas como estas.
A Dotz (DOTZ3), por exemplo, sinalizou que a conversão de Dotz por reais, realizada no app da Conta Digital da empresa, representou 41% do total de resgates feitos no último tri de 2021. Quase metade do montante geral.
Já a plataforma de fidelidade Stix chegou, no último trimestre de 2021, à marca de 1 milhão de resgates por mês. O número é um compilado de trocas de pontos stix, sendo 80% em descontos, que inclui vale-compras resgatados no app e troca de pontos por descontos direto nos caixas dos supermercados Extra e Pão de Açúcar e nas farmácias Droga Raia e Drogasil, e 20% em produtos.
Outra associada da ABEMF, a Mastercard — que oferece o programa de fidelidade dos cartões da empresa, o Mastercad Surpreenda, em que os pontos que podem ser convertidos em descontos — destaca entre os parceiros mais resgatados: Localiza, Outback, Telecine, Pizza Hut e Asics.
Quando perguntado se esse tipo de estratégia de fidelização deve deixar de ter protagonismo, se podem ser mantidas em longo prazo, o diretor executivo da ABEMF diz que a tendência é de que as opções sempre aumentem, que novas serão agregadas, mas as que já existem, continuam.
Essa diversificação dos programas de fidelidade é sentida em diversas frentes, segundo Paulo Curro.
“É importante destacar o papel das multialavancas promocionais para engajar os clientes dos mais variados setores. As alavancas são tudo aquilo que move uma pessoa a comprar, a ir a uma loja, como descontos, cashback, pontos/milhas e gamificação, por exemplo. Se utilizadas combinadas e de maneira harmônica, podem ajudar, e muito, na missão de se aproximar do público consumidor”, completa.
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