Continua após o anúncio
A pandemia do Covid-19 trouxe impactos consideráveis para diversas áreas da economia, além de alterar a rotina de diversos cidadãos. Uma das mudanças advindas com o novo coronavírus está relacionada aos pagamentos em supermercados, farmácias e demais lojas físicas.
Atualmente, a transação que era feita pelas “maquininhas” de cartão deu espaço para o uso de sites e aplicativos para efetuar pagamentos. Entretanto, os links utilizados para pagamentos e e-commerce não sustentaram a perda das vendas que anteriormente eram presenciais.
Devido a expansão da pandemia, o varejo sofreu o recuo de 26,3% no Brasil, conforme dados apontados pela Cielo (CIEL3). Por isso, o cenário desconfortável comprometeu o resultado do segundo trimestre de 2020 da Cielo (CIEL3).
A companhia, atua líder do segmento de maquininhas do Brasil, foi uma das empresas a sofrer com o choque do Covid-19.
Dentro desse contexto, há a possibilidade de aparecer a antecipação de recebíveis no balanço como uma fonte de receita. Porém, tal ação não será o bastante para deixar o resultado da companhia no positivo.
Os especialistas do BTG Pactual esperam que a receita líquida da Cielo (CIEL3) diminua em até 45% em comparação com a mesma data do ano anterior. A previsão é de que o lucro de 1 bilhão de reais apresentado em 2019 se torne prejuízo.
Ademais, a empresa apresentou o lucro de 167 milhões de reais no primeiro trimestre de 2020.
Cielo Pay e parcerias com facebook e whatsapp
A Cielo (CIEL3) anunciou duas estratégias para os próximos meses como forma de melhorar os resultados da companhia. Uma delas é a emissão de cartões pré-pagos e a prestação de serviços de carteiras digitais.
Tais iniciativas serão feitas de maneira independente, uma vez que a empresa recebeu a autorização do Banco Central para atuar como emissora de moeda eletrônica.
A plataforma chamada Cielo Pay possui hoje mais de 100.000 clientes que atualmente poderão contar com recursos por meio de transferências digitais.
Outra parte da estratégia da companhia é o anúncio da parceria com o Facebook. A ideia é efetuar a criação de um sistema de pagamento pelo Whatsapp. No entanto, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e o Banco Central pediram alguns esclarecimentos a respeito da parceria entre as grandes empresas.
Por fim, a Cielo (CIEL3) analisa novas iniciativas para reduzir sua dependência do universo das maquininhas. No entanto, ainda permanece a dúvida se tais ações serão suficientes para recuperar os prejuízos da companhia.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.