Colunistas

Ciclo de alta da Selic pode chegar ao fim? Veja o que diz especialista

Taxa Selic. JPEG 1000x635 1
Taxa Selic. JPEG 1000x635 1

Em agosto de 2020, a Taxa Selic atingiu o menor patamar histórico, de apenas 2% ao ano. O patamar inédito foi influenciado pela pandemia. A partir de março de 2021, começou o ciclo altista da Selic e é possível que hoje esse ciclo termine.

De acordo com o Professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian, “há uma expectativa de um aumento de 0,5 ponto percentual na decisão de hoje do Banco Central do Brasil, levando a Taxa Selic para o patamar de 13,75% ao ano.”

Segundo o economista, não é simples determinar se o ciclo terminará de fato. Isso devido “às incertezas no ambiente doméstico, decorrentes tanto da política fiscal quanto do ritmo da inflação, que vem mostrando sinais de desaceleração. Além disso, o cenário internacional pode interferir na economia brasileira, com elevações da taxa de juros nos países desenvolvidos que tendem a impactar os fluxos de capitais e o crescimento econômico mundial”.

Pedro Raffy Vartanian é professor de Ciências Econômicas no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sair da versão mobile