No mercado cripto, os NFTs são muito importantes e utilizados. Porem o que muita gente não sabe, ou não parou para pensar, é que eles possuem uma ligação direta com a Copa do Mundo. Mas vamos por parte, o que é um NFT?
A sigla NFT significa non-fungible token ou token não fungível em português. Ela trata de um tipo de chave eletrônica criptográfica usada de forma única para identificar algo. Ou seja, o dono de um NFT é proprietário de um tipo de certificado de propriedade intelectual, o que garante sua autenticidade e singularidade.
Apesar de uma tecnologia relativamente nova, os tokens não fungíveis podem atrair muita gente nos próximos cinco anos. De acordo com um estudo da Juniper Research, o número de transações envolvendo NFTs pode superar os 40 milhões até 2027. O número representa um aumento de 24 milhões do que já foi realizado até 2022.
NFTs na Copa do Mundo
Na Copa do Mundo eles foram utilizados para a venda de produtos exclusivos como lances de gol digitais, cards de jogadores, modelos de camisa 3d, etc. Os NFTs oferecem uma gama infinita de possibilidades, ajudam a gerar engajamento e aumentam as recompensas dos torcedores que adquiriram os ativos virtuais.
Um exemplo é a recém-lançada plataforma Fifa+Collect, primeira iniciativa com Tokens da entidade em que estão sendo comercializados vídeos de três momentos históricos de Copas do Mundo. Esse é um caso de uso interessante da tecnologia, ela funciona como um complemento dos tradicionais álbuns de figurinha, sendo que com os tokens, o fã do esporte pode ter um vídeo com som e se conectar mais ainda com a competição de forma acessível.
Durante a Copa do Mundo, diversos produtos que utilizam NFTs foram lançados, praticamente todo grande patrocinador do evento promoveu um produto. Essa nova dinâmica do mercado, nos mostra que a tokenização no esporte segue avançando e em um futuro muito próximo será comum na vida de todos nós.
O grande diferencial do NFT é que ele carrega um valor, não fica restrito a um game ou plataforma específica, ou seja, quem adquire um NFT de futebol tem um produto único com valor agregado que pode ser explorado.
NFTs resolvendo problemas
Os NFTs vão resolver alguns problemas antigos no mundo do futebol como, por exemplo, a venda clandestina de ingressos por cambistas. Essa prática será coibida com o uso de token não fungível como ingressos.
As possibilidades de uso são muito grandes, a tecnologia NFT será aplicada cada vez mais em diferentes cenários, é certo dizer que o mundo cripto está cada vez mais presente no futebol, sendo que a expectativa é que isso só aumente.
É inegável o impacto que o blockchain, os NFTs e os próprios criptoativos têm na sociedade. A Copa de 2022 movimentou ainda mais esse mercado e mostrou para o mundo o potencial econômico dessa modalidade.
Por César Felix, gerente de Customer Experience da NovaDAX uma das maiores exchanges brasileiras.