Colunistas

Vantagens e cuidados na hora usar o dinheiro do empréstimo para investir

Negocio Fechado Emprestimo
Free - Negocio Fechado Emprestimo

Fazer um empréstimo já tem seu lado positivo e negativo, mas e para começar a investir? Será que vale mesmo a pena? Essa dúvida é bem comum, especialmente para quem está pensando em abrir um negócio ou fazer alguma aplicação financeira.

Assuntos que envolvem as finanças nem sempre terão respostas concretas para tirar as dúvidas corriqueiras, então ficamos no depende. Sempre depende de fatores diversos, sendo assim, continue o texto para entender melhor sobre como funciona o empréstimo e quais os cuidados que deve ter se o seu intuito é investir.

Afinal, vale a pena pegar empréstimo para investir?

E agora, pegar empréstimo para começar a investir é válido? Antes de tudo, você precisa considerar se o retorno financeiro deste investimento será maior que as taxas de juros que precisará pagar por esse dinheiro emprestado.

Antes de emprestar o dinheiro e sair investindo nos objetivos que almeja, é preciso considerar todo o custo do empréstimo. Obviamente você também precisa ponderar sobre os riscos em relação ao retorno obtido futuramente pelo investimento.

Pergunte-se a si mesmo: esse retorno que espera pelo investimento é certo ou tem chances de dar completamente errado? É preciso estudar muito sobre o assunto, avaliando todas as possibilidades e pesando todos os possíveis riscos.

Um exemplo de investimento de maior risco é ações, que podem prever um ótimo retorno, porém não é nada garantido, já que precisa avaliar as flutuações do mercado.

Empréstimo para investir em um negócio

Investir em um negócio: sim ou não? Especialistas dizem que não é viável montar uma empresa unicamente a partir de empréstimo, ou seja, com dívidas e sem capital de giro.

Primeiro que dificilmente a instituição financeira aceitará te emprestar todo o valor. Afinal, você quer correr esse risco, mas eles não! Sendo assim, é preciso que os sócios arquem com o início desse novo negócio. O capital de terceiros para começar um negócio não deve ser superior a 20% do valor líquido das projeções de venda nos primeiros meses de atividade.

Faça um planejamento a fundo do negócio que almeja começar, entendendo se ele poderá ser realmente rentável ou não. Tenha em mente que quanto maior for o valor do empréstimo, mais vulnerável você estará em relação à oscilação das vendas, te forçando a fechar as portas quando encontrar prejuízo.

Melhores empréstimos para esse caso

Agora que você ficou por dentro do empréstimo para começar um negócio, confira as melhores opções:

Crédito pessoal: é uma das modalidades mais conhecidas já que muitas instituições financeiras oferecem esse tipo de crédito, além de ser mais fácil contratá-lo – pouca burocracia comparada a outras. Cada instituição tem suas próprias regras e taxas, variando entre 0,99 e 6,50% ao mês – dentre os melhores valores disponíveis atualmente.

Essa é uma boa opção caso precise do empréstimo em pouco tempo, além de poder solicitar pela internet –taxas de juros mais baixas.A desvantagem da maioria das instituições seguem sendo as taxas, tendendo a ser mais altas comparado a outras opções do mercado.

Empréstimo com garantia: este tipo de empréstimo possui uma das menores taxas de juros do mercado – como o risco da operação para a instituição financeira será menor, há a possibilidade de reduzi-las. Nessa opção você oferece uma garantia sobre o valor pedido, podendo ser um veículo ou um imóvel.

Outra vantagem é em relação ao prazo para quitar a dívida, podendo ter até 240 meses para pagar, ou seja, você terá até 20 anos para zerar as parcelas. A desvantagem aqui é poder perder seu bem caso não consiga pagar o valor em algum momento

No nosso site você consegue conferir mais detalhes sobre o empréstimo com garantia. Clique aqui.

Empréstimo para investir em ações

Conhecida como conta margem – semelhante ao cheque especial –, você pode comprar ações no mercado à vista sem saldo suficiente em conta e sem se desfazer de seus ativos. Essa linha de crédito é chamada de swing trade. Os juros costumam ser altos, variando entre 3% e 6% ao mês.

Para realmente valer a pena é preciso que esteja seguro quanto aos ganhos – de que cobrirão a amortização e os juros. Especialistas não recomendam esse tipo de operação para investidores em que o valor negociado seja mais baixo e que seu objetivo na bolsa seja de médio e longo prazo.

Situações que valem a pena pegar empréstimo

Sendo assim, quais as melhores situações para pegar um empréstimo? Cada modalidade possui suas próprias características, como:

  • Taxas de juros;
  • Condições;
  • Valores;
  • Regras específicas.

Dessa forma você conseguirá escolher o empréstimo que melhor se adequa às suas necessidades.

Cuidados ao pegar um empréstimo

Um empréstimo bem escolhido possui parcelas que representam uma porcentagem de 20% a 25%, em média, pelo lucro líquido do negócio.

Mas em linhas gerais, quais os maiores cuidados antes de investir em um negócio?

  • Qual a rentabilidade do investimento?
  • Qual a demanda financeira inicial necessária?
  • Quais os fatores de risco envolvidos no investimento?
  • Qual será a liquidez desse investimento?
  • Faça pesquisas de mercado;
  • Pesquise os prováveis fornecedores;
  • Qual será o seu público-alvo?
  • Pesquise também os seus concorrentes.

Confira algumas dicas em detalhes:

Saiba o objetivo

Antes de tudo é preciso saber exatamente o seu objetivo ao pegar o empréstimo. É para iniciar o próprio negócio? É para aumentar um negócio já existente? Reflita a fundo sobre.

Compare taxas

Obviamente o pedido de empréstimo dependerá da sua necessidade, mas é essencial estudar as taxas de juros das modalidades e instituições financeiras. As taxas variam muito, como visto anteriormente – de 0,99 a mais de 23%. Sendo assim, avalie se a rentabilidade deste investimento será suficiente para cobrir as taxas do valor emprestado.

Quer saber as melhores opções de empréstimo? Confira nosso simulador neste link.

Tenha um plano de ação para o pagamento

Pode parecer óbvio, mas muitos não pensam nisso. Como você pretende pagar a dívida do empréstimo? É preciso ter um bom plano de ação antes de emprestar o dinheiro que precisa. Avalie: esse dinheiro sairá do seu bolso ou pretende pagar com os lucros do negócio? Porque essa última opção pode ser um baita risco já que você não sabe quais serão

Cuidado com golpes

E por último, mas não menos importante: tome muito cuidado com possíveis golpes. Seja por roubo de dados, antecipação de pagamentos (sinais) ou sites desconhecidos. Pesquise o histórico da empresa e veja as reclamações ou denúncias dos clientes.

Sair da versão mobile