Continua após o anúncio
O trabalho em banco chama muita atenção devido a diversas características. Dentre elas temos a possibilidade de crescer na instituição e a remuneração. Você quer saber mais como trabalhar em banco? Acompanhe o nosso artigo.
A remuneração de um profissional que trabalha dentro de um banco pode chegar aos R$ 15.000,00. Muito acima de outras profissões. Salário que pode mudar vidas.
Além do ótimo salário, o profissional ainda terá chance de crescer na instituição. O crescimento profissional nem sempre é oferecido em outras profissões, assim trabalhar em banco acaba chamando atenção.
Índice de conteúdo
Como começar a trabalhar em banco?
Primeiro a pessoa precisa saber que existem dois tipos de bancos no Brasil, os públicos e os privados.
Segundo, o banco público contrata por meio de concurso público. Ou seja, a chance de entrar no banco é por meio de uma prova, sendo que o profissional terá que se destacar frente a várias outras pessoas que vão tentar buscar a mesma vaga.
Vale destacar que o interessado precisa ficar de olho nos editais do concurso. É no edital que a pessoa vai conhecer quais são as vagas, quais são os requisitos e demais informações.
Terceiro, os bancos privados não possuem concurso para entrar, mas será participar de uma seleção, sendo por vezes rigorosa.
Como são muitas pessoas que tentam buscar vagas junto aos bancos, praticamente todas as funções possuem muitos candidatos, fato que traz grande competição.
Um candidato formado em economia, ciências contábeis ou administração conta com um diferencial que pode fazer a diferença na hora da seleção.
Quais habilidades são mais importantes?
Pessoas que possuem facilidade com números, conseguem manter o foco mesmo com muitas distrações e são sociáveis, vão conseguir performar bem no banco.
Querendo ou não, o serviço no banco vai contar com números, dinheiro e pessoas. Portanto, o profissional terá que ter atenção, foco e ser sociável.
Tudo isso é imprescindível para o trabalho em banco. O conhecimento técnico, é outro ponto que é importante.
Como é a rotina em um banco?
Como estamos tratando de profissionais que recebem muito dinheiro, o trabalho pode ser intenso.
No dia a dia, quando as agências estão abertas, o expediente vai depender bastante da função de cada um. O gerente de contas vai trabalhar constantemente em atendimento. Os caixas também.
Após o expediente, o trabalho pode acabar se estendendo ainda mais, devido ao fechamento do dia.
Quais as certificações mais importantes?
As certificações mais relevantes para trabalhar em banco são as seguintes:
- CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA Série 10);
- CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA Série 20);
- CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento);
- CFP (Certified Financial Planner);
- CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento).
O CPA-10 e 20 são mais solicitados para aqueles que vão trabalhar com gerentes de conta. O CPA-10 é voltado ao atendimento comum enquanto o CPA-20 para o público private.
O CEA é para aqueles que vão trabalhar com a indicação de investimento, assessorando os gerentes de conta.
Temos também o CFP, os profissionais que fazem o planejamento financeiro da pessoa. Esses profissionais podem trabalhar em diferentes áreas.
O CFP é um dos certificados mais relevantes dentre todos. O CFP tem reconhecimento internacional.
Por fim, o CNPI é para os profissionais que desejam trabalhar com consultoria financeira, Investment Banking, Relações com Investidores, Administração de Recursos, Análise e Pesquisa Financeira, Vendas e Operações dentro do mercado financeiro e finanças corporativas.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.