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Para reduzir o problema, corporações precisam identificar inconsistências e buscar oportunidades de correção
Anualmente, as empresas brasileiras com ganhos ao redor de R$ 10 milhões perdem 2,52% do seu faturamento com gastos desnecessários, mais especificamente impostos pagos indevidamente. Quando o recorte envolve as grandes companhias, que faturam acima de R$ 300 milhões, a realidade é ainda pior e a perda chega a 5,79% dos ganhos. Os dados são do levantamento realizado pela Revizia, empresa, especializada em auditoria e compliance fiscal.
De acordo com Marcio Miranda Maia, sócio do Maia & Anjos Advogados as perdas ocorrem principalmente por conta do cenário tributário atual e não envolvem apenas os impostos pagos por equívoco.
“Com uma infinidade de obrigações acessórias, as empresas frequentemente não se atentam aos procedimentos fiscais. Esses descuidos, embora comuns, podem resultar em impactos significativos, incluindo severas penalizações e a perda de oportunidades de aproveitar créditos associados a essas operações”, alerta.
Esta é a realidade da grande maioria dos CNPJs analisados pelo sistema Revizia. Segundo a pesquisa, 72% das empresas apresentavam alguma inconsistência com consequente multa por parte da Receita Federal no ano pasado. Do total, 30% tinham algum SPED não entregue, 23% com entrega em branco, 47% com alguma retificação e 23% com atraso. Durante 2023, a plataforma processou 394 milhões de documentos sobre a saúde fiscal, contábil, gerencial e financeira das empresas.
Os dados do estudo deram origem à solução Revizia Monitora, que após o levantamento de oportunidades feito pelo software Revizia, um time de consultores da empresa RVZ, do mesmo grupo, dá total apoio as empresas em trâmites judiciais para identificar inconsistências e buscar oportunidades de correção imediata.
“Através de um acompanhamento regular, oferecemos um serviço de monitoramento das obrigações acessórias submetidas pelas empresas no mês anterior”, explica o CEO, Vitor Santos.
O sistema garante a conformidade da empresa com o fisco através do envio de relatórios mensais detalhados e consultoria especializada para o esclarecimento de dúvidas e auxílio na identificação de créditos tributários não aproveitados.
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