Guia do Investidor
Valdecy Urquiza - Imagem: Reprodução Wikipedia
Notícias

Delegado brasileiro Valdecy Urquiza assume o cargo de secretário-geral da Interpol

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • O delegado da Polícia Federal, Valdecy Urquiza, foi oficialmente nomeado secretário-geral da Interpol, sendo o primeiro brasileiro a ocupar o cargo
  • Urquiza será o primeiro chefe da Interpol vindo de um país em desenvolvimento, em mais de 100 anos de história da organização
  • O novo secretário-geral da Interpol assumirá a posição em 2025 com um mandato inicial de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco
  • Valdecy Urquiza tem vasta experiência na Interpol e na Polícia Federal, destacando-se na coordenação de operações contra tráfico de pessoas e exploração sexual infantil

A Interpol confirmou oficialmente, nesta terça-feira (5), o delegado da Polícia Federal (PF) Valdecy Urquiza como o novo secretário-geral, cargo que ele assumirá em 2025. O anúncio ocorreu durante a Assembleia Geral da Interpol, realizada em Glasgow, na Escócia. O Comitê Executivo da Interpol elegeu Urquiza para o posto de liderança da organização internacional em junho deste ano.

Leia mais  Alexandre Ramagem procurado pela PF para depoimento em investigação sobre tentativa de golpe

Ele será o primeiro brasileiro a ocupar essa posição e, também, o primeiro cidadão de um país em desenvolvimento a chefiar a Interpol em mais de 100 anos de história da organização.

Mandato

O mandato de Urquiza será de cinco anos, com a possibilidade de prorrogação por mais um período de igual duração. Atualmente, o delegado é vice-presidente para as Américas na Interpol e, com essa nova função, ele passará a liderar uma das maiores organizações policiais internacionais do mundo, que reúne corporações de 196 países.

A Interpol tem como missão promover a cooperação internacional entre as forças policiais, facilitando o compartilhamento de informações e a coordenação de ações contra crimes transnacionais.

Urquiza traz para a Interpol uma vasta experiência na coordenação de operações internacionais em áreas críticas, como tráfico de seres humanos, contrabando de migrantes e exploração sexual infantil na internet. Ele já desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias globais para enfrentar esses crimes, que têm impacto significativo em diversos países.

Ele liderou a Polícia Federal do Brasil em áreas estratégicas, como a Diretoria de Tecnologia da Informação e a Divisão de Cooperação Policial Internacional, fortalecendo as relações do Brasil com forças de segurança internacionais.

Leia mais  Em operação, Polícia Federal apreende criptomoedas associadas ao comércio ilegal de cigarros

Valdecy Urquiza

Natural de São Luís, no Maranhão, Urquiza é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza e ingressou na Polícia Federal em 2004. Ao longo da sua carreira, ele se destacou por sua capacidade de liderar iniciativas de cooperação internacional. Também, por seu compromisso com a modernização e integração das tecnologias de informação nas operações da polícia. O fato de o Brasil ser o país de origem de Urquiza reforça o papel crescente de nações em desenvolvimento no cenário de segurança global. Além de destacar a importância da cooperação internacional no combate aos crimes transnacionais.

A nomeação de Valdecy Urquiza para o cargo de secretário-geral da Interpol representa uma vitória significativa para o Brasil no contexto internacional. E, assim, reconhece a competência e as contribuições do país nas questões de segurança pública global.

Interpol

A Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) é uma rede global de polícias de 195 países que trabalha para combater crimes internacionais e transnacionais. Sua principal função é facilitar a cooperação e o compartilhamento de informações entre as forças de segurança ao redor do mundo. A Interpol atua em áreas como tráfico de drogas, terrorismo, crimes cibernéticos, tráfico de pessoas e muitos outros, ajudando na prevenção, investigação e prisão de criminosos que operam além das fronteiras nacionais.

Leia mais  Fundador da stablecoin TerraUSD poderá ser preso; entenda o caso

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Bruno Henrique, do Flamengo, é investigado pela PF por suspeita de manipulação de jogo

Paola Rocha Schwartz

Alexandre Ramagem procurado pela PF para depoimento em investigação sobre tentativa de golpe

Paola Rocha Schwartz

Quaest: 74% acham que STF incentiva corrupção ao anular Lava Jato

Rodrigo Mahbub Santana

Resumo do Dia: Empresas brasileiras atuantes nos EUA, BRF expande na Arábia, PF conclui inquérito Braskem e SP bate recorde imobiliário

Paola Rocha Schwartz

Crime Braskem: PF finaliza inquérito sobre mineração em Maceió e indicia 20 pessoas

Paola Rocha Schwartz

PF lança Operação Wolfie para combater tentativa de fraude de R$ 300 mi no BNDES

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário