Continua após o anúncio
O Governo segue otimista sobre as projeções SPE.
Em boletim divulgado nesta quinta-feira (21), o SPE deixou inalterada em 2,2% sua projeção para o crescimento econômico do Brasil em 2024.
De acordo com informações, as projeções SPE seguem mais otimistas que as do mercado, que apostam em uma alta do PIB de 1,8% neste ano e 2,0% em 2025. No ano de 2023, o PIB brasileiro cresceu 2,9%, ajudado por uma safra recorde de grãos e forte resultado das indústrias extrativas, com destaque para petróleo e minério de ferro.
Mesmo com a manutenção de suas previsões para a atividade, houve uma revisão nas estimativas de PIB por setor produtivo, com arrefecimento da agropecuária contrabalanceado por avanços em serviços e indústria.
“O setor de industria deve ser impulsionado pela recuperação da produção manufatureira e da construção, com reflexo nos investimentos pela ótica da demanda”, disse SPE em nota, enfatizando que o crescimento de 2024 deve ser mais equilibrado.
O que ainda se espera é uma alta de 2,5% do PIB de 2026 em diante, enfatizando que para sustentar esse ritmo de expansão, vão ser fundamentais as medidas que vêm sendo promovidas pelo governo.
A atualização oficial dos dados elaborados pela SPE vai ser como uma base para que o governo Lula revise a estimativa para a trajetória de suas receitas e despesas e projete se deve cumprir as regras fiscais para o ano, já que o desempenho da economia influencia a arrecadação de impostos.
A meta do governo para a inflação é 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.