Continua após o anúncio
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) enviou fato relevante nesta quarta-feira (09) comunicando aprovação sobre Estudo de Segregação focada em listagem na B3 da rede Assaí.
Sendo assim, o Conselho de Administração do GPA (PCAR3) pretende fazer cisão parcial de sua subsidiária Sendas Distribuidora S.A. (Assaí).
Nesse caso, parte do processo será transferir a participação acionária da rede Assaí detida pelo grupo Almacenes Éxito S.A. para o GPA (PCAR3).
Em seguida, após transferência, o GPA (PCAR3) pretende fazer listagem das ações da Assaí simultaneamente para a B3 (B3SA3) e Bolsa de Nova York.
Inclusive o processo da Assaí, empresa de cash & carry do grupo, será de listagem na B3 (B3SA3), sendo diferente de uma operação de IPO.
Mesmo assim, isso não é barreira, caso o GPA (PCAR3) queira fazer venda ao mercado de suas participações na Assaí em outro momento.
De acordo com fato relevante, o principal objetivo se trata de separar GPA (PCAR3) e Assaí em duas companhias independentes em gestão e operação:
“O propósito da Potencial Transação é liberar o pleno potencial dos negócios de cash & carry e varejo tradicional da Companhia, permitindo que operem de forma autônoma, com administração separada e foco nos seus respectivos modelos de negócios e oportunidades de mercado”
Além disso, o Diretor Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores, Christophe José Hidalgo, complementou:
“A Potencial Transação permitirá a cada um dos negócios acesso direto ao mercado de capitais e a outras fontes de financiamento, possibilitando, desta forma, priorizar necessidades de investimento de acordo com o perfil de cada companhia, criando, assim, mais valor para seus respectivos acionistas”
GPA (PCAR3) também fez operação de Sale and Leaseback
De acordo com outro comunicado publicado pelo GPA (PCAR3), o grupo fez acordo para venda de imóveis com fundo de investimentos administrados pela BRL Trust.
Além disso, esses imóveis serão geridos pela TRX Gestora de Recursos Ltda.
Sendo assim, ao todo, foram vendidos 43 imóveis distribuídos entre estados do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país por R$ 1,2 bilhão.
Inclusive, o documento informa que os imóveis se referem a duas lojas Extra Hiper, seis lojas Mercado Extra, 22 lojas Pão de Açúcar e 13 lojas Assaí.
Paralelamente, também foi formalizado contrato de locação para os imóveis que serão celebrados com prazo de 15 anos.
Por fim, a operação do GPA (PCAR3) está alinhada com a seguinte estratégia:
- Redução da dívida líquida,
- Reforço da estrutura de capital e aumento do retorno sobre o capital empregado,
- Aceleração da conversão de lojas da bandeira Extra Hiper para a bandeira Assaí.
Para acessar documentos na íntegra, acesse aqui, aqui e aqui.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.