O Guia do Investidor coletou todas as informações disponíveis para você ficar por dentro da Divibank e entender o que ela é, suas soluções, seus custos, avaliação no Reclame Aqui e mais para avaliar se a fintech é confiável ou não.
Com foco em pequenas e médias empresas, a Divibank é uma novidade entre as opções de financiamento para campanhas de marketing. De acordo com seus fundadores, as empresas que captavam investimentos alocavam por volta de 30% a 50% em marketing digital.
Por conta disso, a fintech surgiu para ser a solução desse tipo de demanda das startups e MEIs, com destaque para o uso do conceito de “revenue-share“, que torna o pagamento do financiamento mais flexível. Vamos entender melhor a seguir.
Índice de conteúdo
O que é a Divibank?
Criada em 2020, a Divibank é uma fintech que atua promovendo investimentos com foco em campanhas de marketing, principalmente de startups e MEIs, permitindo um crescimento de escala no projeto.
Embora tenha esse perfil, a Divibank não é um banco e sim uma correspondente bancária de outra instituição parceira: a Socinal S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento.
A ideia para o negócio veio das experiências da brasileira Rebecca Fischer e do colombiano Jaime Taboada.
Primeiramente, Fischer tem um histórico em agências de marketing digital, onde chegou a atender desde unicórnios como Nubank, iFood e Mercado Livre, até pequenos e-commerces. Enquanto isso, Taboada teve uma passagem no Goldman Sachs na área de investment banking, onde atuou por cinco anos.
Quando o colombiano veio ao Brasil em 2019, como empreendedor residente da Maya Capital, ele aprendeu mais sobre o universo do marketing digital e conheceu a sua futura sócia. Juntos, os empreendedores compartilhavam uma mesma visão sobre como as empresas tinham uma grande necessidade de alocar recursos em marketing digital.
Divibank é confiável? Saiba tudo
“Eu não conhecia tanto de marketing digital naquele momento, mas para mim não fazia sentido captar tanto e depois investir em Facebook ou Google Ads… E foi aí que comecei a conhecer pessoas do mercado, e terminei conhecendo a Rebecca.”
Jaime Taboada, CEO da Divibank.
Com uma oportunidade de negócio em vista, a dupla buscou viabilizar a operação como correspondente bancário. Daí, veio a parceria com a financeira Socinal.
Mas além disso, a Divibank já recebeu aportes de grandes investidores. Por exemplo: Maya Capital; Better Tomorrow Ventures; Village Global, fundo que tem como investidores Bill Gates, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg; Clocktower Ventures; Magma Partners; Gilgamesh Ventures; entre outros.
Como a Divibank funciona?
De acordo com a Divibank, para conseguir o financiamento da empresa, é necessário seguir um processo que pode ser descrito em três etapas. São elas:
- 1º Passo: Informar mais detalhes sobre o plano de mídia e quanto pretende investir por canal;
- 2º Passo: A Divibank envia uma proposta que se encaixa de acordo com perfil da empresa e os dados informados;
- 3º Passo: Em caso de aprovação, a fintech deposita os valores diretamente na conta de anúncios, onde já fica possível criar as campanhas.
Para passar as informações, basta acessar o site do Divibank. Na página inicial, é preciso clicar na opção “Fazer Pedido” para iniciar o processo.
Em seguida, basta preencher o formulário que pede dados pessoais — como nome, e-mail, cargo, telefone — e da empresa. Nesse último item, vale destacar que há desde perguntas básicas como CNPJ, site e redes sociais, tipo de empresa, até mais aprofundadas, como por exemplo: dinheiro em caixa, meios de pagamento disponíveis, canais de marketing investidos e valor médio, projeções de marketing, média de faturamento, ROI, entre outros.
Ao fim do processo, basta clicar em “Enviar” e aguardar a proposta que será enviada pelo Divibank, sem prazo de retorno definido.
A respeito dos valores, a Divibank utiliza o modelo de negócio chamado de “revenue-share“. Em resumo, ao invés de trabalhar com o estilo convencional de financiamento, o pagamento para a fintech ocorre através de uma porcentagem das receitas futuras do cliente. Portanto, não há parcelas fixas de pagamento.
Assim, a chance de inadimplência da empresa beneficiada diminui, visto que o pagamento se torna mais flexível por ser compatível desempenho do mês.
Esse tipo de financiamento já está sendo utilizado nos EUA e Europa e vem se tornando popular na América Latina pelo seu perfil mais acessível, rápido e flexível.
A Divibank é confiável no Reclame Aqui?
Com o objetivo de entender melhor o ponto de vista dos clientes da Divibank, o Guia do Investidor pesquisou pelo perfil da startup no site Reclame Aqui. No entanto, uma surpresa: a empresa ainda não contém um perfil cadastrado por lá.
Por isso, embora não seja possível avaliar outros aspectos do empresa, fica o esclarecimento que, até a publicação desta matéria, a Divibank não possui sua própria página no Reclame Aqui.
Afinal, a Divibank é confiável?
Embora seja bastante nova, a Divibank surgiu com uma proposta interessante para quem busca expandir sua presença no marketing digital e precisa de mais recursos.
Pontos Positivos: A princípio, o processo para solicitar uma proposta de financiamento é bastante simples e intuitivo. Além disso, a forma de pagamento do financiamento mais flexível se torna uma opção mais acessível para startups e PMEs. Ademais, por ser um correspondente bancário, a Divibank recebeu autorização e passa por regulação e fiscalização pelo Banco Central.
Pontos Negativos: Por ser uma novidade, a Divibank faz uma análise da solicitação de financiamento que pode ter retorno positivo ou negativo. Não há garantias de financiamento. Ao mesmo tempo, a fintech não tem um perfil no Reclame Aqui, o que dificulta avaliar como a empresa lida com a resolução de problemas. Também vale mencionar que a companhia não tem um app, que poderia tornar o processo de solicitação e atendimento mais acessível e prático.
Prós
- Processo de solicitação intuitivo, rápido e online
- Pagamento do financiamento é muito flexível
Contras
- Solicitação fica sob análise, então o financiamento não é garantido
- Não há perfil no Reclame Aqui
- A fintech não tem app