Bancos e Fintechs

Pix é utilizado por 90% da população adulta do país em apenas 4 anos

O meio de pagamento já é o mais utilizado no Brasil e está substituindo as compras de cartão de crédito e boletos.

pix 0411202554
pix 0411202554

O Pix completou seu aniversário de quatro anos neste sábado (16) com excelentes resultados de aceitação pela população brasileira. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, cerca de 90% da população adulta do país utiliza o Pix e deverá fechar o ano com um aumento de 52,4% em volumes de transações em relação ao ano passado, atingindo 63,7 bilhões de operações.

Uma pesquisa lançada pela TIC Domicílios em outubro deste ano também aponta um crescimento na utilização do Pix, que já é responsável por 84% das compras de produtos na internet nos últimos 12 meses. A pesquisa direciona uma tendência de adoção do meio de pagamento entre as classes C e D, que têm menos acesso a cartão de crédito, substituindo os boletos. Ao seguir essa tendência, o Jeitto, app de crédito e consumo, que oferece soluções acessíveis de crédito digital, entende que o pagamento por Pix facilita o consumo dos clientes e aumenta sua capilaridade.

“A funcionalidade do Pix direto no aplicativo do Jeitto oferece mais praticidade aos usuários, permitindo compras em qualquer site, loja física ou em outros apps sem precisar trocar de tela. Acreditamos que a concessão de crédito é uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas – especialmente das classes C e D, que são subestimadas pelo sistema financeiro – a serem motores do seu próprio crescimento. Estamos comprometidos em criar ferramentas que vão de encontro com as necessidades autênticas dos brasileiros”, comenta Fabiano Camperlingo, CGO do Jeitto.

No último final de semana, o Banco Central realizou um evento para apresentar as novidades planejadas para o Pix nos próximos anos. Algumas funcionalidades como o Pix automático, programado para julho de 2025, e o Pix por aproximação foram detalhadas como os objetivos do BC dentro desta modalidade.

“Várias outras funcionalidades já estão sendo testadas e estudadas para serem adicionadas ao Jeitto, seja por meio de novos recursos do Pix ou até criando parcerias com outras instituições para conceder descontos em compras. O nosso objetivo é sempre trabalhar para facilitar a experiência do usuário e aumentar a capilaridade do nosso aplicativo”, completa Camperlingo.