O que é Market Share e qual o seu significado? Quando lidamos com uma empresa, seja o caso de um negócio próprio ou através dos investimentos de ações em uma companhia da Bolsa, é importante entender qual é a participação dela em relação ao todo.
Nesse sentido, já existe um conceito bem definido para medir quem têm maior ou menor participação em um determinado mercado: o Market Share.
Fique por dentro do conceito e significado de Market Share, a sua importância para analisar uma empresa, seus métodos de cálculo e mais. Acompanhe a seguir.
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O que é Market Share?
De maneira objetiva, o Market Share se trata de uma métrica, observada em porcentagem, da participação de vendas, faturamento, valor de mercado, entre outros, que uma determinada empresa tem em seu segmento de atuação.
Por meio dela, podemos entender quem é o líder que domina determinado setor; quem é o desafiante, que aparece em segundo lugar; quem são os seguidores, que contam participações menores do mercado, mas consideráveis; e quem são os ocupantes de nicho, que apresentam um Market Share reduzido, mas capaz de atender a um nicho específico do mercado, tornando-os especialistas em um tipo de produto, cliente ou região.
Isso é apenas um dos resultados que o Market Share pode fornecer quando aplicado. Mas vale dizer que é não a única das conclusões que podemos encontrar.
Qual a importância do Market Share?
Além de determinar o posicionamento das empresas e o grau de competitividade de um mercado de atuação, o Market Share pode trazer mais conclusões.
Por exemplo, é possível identificar se ao longo do tempo uma determinada empresa está crescendo ou diminuindo o Market Share em seu mercado. Ao mesmo tempo, há a possibilidade verificar a participação com base no faturamento, número de clientes, volume de vendas, valor de mercado, penetração de marca, entre outros.
Mas ainda que seja versátil, o Market Share não é um método para observação isolada. Afinal, seus resultados vistos de forma única trariam conclusões limitadas. Ainda assim, em conjunto com a análise de outros indicadores, é uma ferramenta muito útil para uma tomada de decisão estratégica, seja investindo ou empreendendo.
Como calcular o Market Share?
Para fazer o cálculo do Market Share, o primeiro item que deve ser escolhido é o período de tempo. A partir dele, o restante dos dados e critérios podem ser escolhidos com mais exatidão.
Falando dos critérios, eles dependem do objetivo para o qual você está fazendo a análise. Por exemplo: O resultado da empresa deve ser comparado com o segmento em nível local ou nacional? Definir um público-alvo específico é importante ou o público pode ser mais amplo? O objetivo será entender a situação inicial dos players de um mercado ou acompanhar se houve mudanças no market share deles?
Essas e outras perguntas ajudam a delimitar melhor qual é o intuito de se fazer o cálculo do Market Share. De toda forma, é possível notar a versatilidade ampla que o indicador mostra.
A respeito da fórmula para calcular o Market Share, ela é a seguinte:
(Resultados da empresa / Resultados do mercado de atuação) x 100
- Resultado da empresa: dados da empresa em determinado período, seja ele o faturamento, volume de vendas, valor de mercado, entre outros;
- Resultado do mercado de atuação: mesmo dado selecionado para a empresa, mas considerando todo o mercado, ou então as maiores empresas do segmento, principais companhias locais, etc.;
- 100: fator de multiplicação para chegarmos em um resultado de porcentagem.
Com base nessa fórmula simples, vamos acompanhar as principais categorias onde o cálculo do Market Share mais se encaixa.
Participação considerando faturamento
Caso o objetivo seja descobrir qual é a participação da empresa com base no faturamento, basta seguir a fórmula que acabamos de conhecer. Sendo assim, o cálculo ocorreria da seguinte maneira:
Market Share Faturamento = (Receita da empresa / Receita total do mercado de atuação) x 100
Lembrando que não é necessário contar com 100% da receita do mercado de atuação para achar um resultado satisfatório. Afinal, dependendo do segmento, as informações podem ser de difícil acesso.
Inclusive, tratando-se de faturamento, talvez seja necessário obter uma estimativa ou fazer a encomenda de dados com uma consultoria / empresa de pesquisa mercadológica para chegar a um cálculo minimamente preciso.
Exemplo: Uma das organizações que acompanha e publica dados sobre a área de viagens corporativas é a ABRACORP, isto é, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas. Nesse sentido, ela apresenta dados do setores: aéreo, hotelaria, transfer e locação de veículos.
Em relação ao setor de hotelaria, a organização apresentou os dados sobre o faturamento dividido pelas categorias: nacional e internacional. Considerando o caso nacional, a participação dos hotéis no segundo trimestre de 2020 e 2021 são as seguintes:
De acordo com os gráficos, três hotéis se repetem entre as maiores participações: Accor, Atlantica e Windsor. No entanto, a posição deles muda na comparação entre os trimestres: Accor teve um aumento, passando de 6,7% para 11,3%; Atlantica teve uma queda, passando de 10,4% para 7,8%; e o Windsor também passou por uma queda, de 12,3% para 10,1%.
Embora esses hotéis possuam a maior participação individual, não há uma forte dominância aparente. Na verdade, a maior parte do Market Share está distribuído entre vários hotéis. Por isso, é válido dizer que esse mercado de atuação é pulverizado.
Participação considerando volume de vendas
Se o cálculo envolve descobrir a participação da empresa com base no volume de vendas, então basta preencher os mesmos campos com as informações desse assunto. Portanto, o cálculo seria esse:
Market Share Volume de Vendas = (Volume de vendas da empresa / Volume de vendas total do mercado de atuação) x 100
Inclusive, os dados necessários para entender a participação de acordo com o volume de vendas são a quantidade de unidades do produto vendido.
Exemplo: Novamente, veremos dados apresentados pela ABRACORP. Mas dessa vez, o segmento será locação de veículos.
A respeito desse mercado, temos dados de algumas empresas que também estão listadas na Bolsa: Localiza (RENT3), Movida (MOVI3) e Unidas (LCAM3).
De acordo com a ABRACORP, a empresa com maior Market Share de vendas de locação nacional é a Localiza, com 66,1%, considerando apenas o ano de 2020.
Em seguida, aparece a Movida, com participação de 16,7%; a Unidas, com 3,8%; a Hertz, com 1,9% e a Avis, com 0,2%.
Completando os dados, as outras companhias juntas representam 11,3% de participação.
Conforme os dados, apenas as três primeiras empresas representam 86,6% da participação do mercado de atuação. E duas delas — Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3) — estão próximas de uma fusão. No entanto, por conta do perfil do negócio, o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) considera aprovar a fusão sob a condição de que se apliquem algumas medidas para evitar mais riscos de um ambiente menos concorrido (Saiba Aqui).
Participação considerando valor de mercado
No caso do cálculo de participação com base no valor de mercado, basta seguir o mesmo raciocínio dos critérios anteriores.
Market Share Valor de Mercado = (Valor de mercado da empresa / Valor de mercado das empresas mais relevantes do segmento de atuação) x 100
Participação considerando público-alvo
Em relação ao cálculo de participação considerando o público-alvo, os dados podem ser mais trabalhosos de se encontrar, pois dependem da escolha do perfil, a abrangência, bem como o segmento analisado. Mas em geral, se trata dos dados internos da empresa e os dados regionais do mesmo público-alvo. Sendo assim, o cálculo é o seguinte:
Market Share Público-Alvo = (Clientes conquistados pela empresa / Potenciais clientes disponíveis no mercado de atuação da empresa) x 100
Exemplo: Uma das formas de encontrar dados sobre o setor aéreo é consultando as publicações feitas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
De acordo com a ANAC, o Market Share da demanda dos passageiros brasileiros (medida na aviação em RPK, ou seja, Revenue Passenger‐Kilometers ou Passageiros‐Quilômetros Pagos transportados) é liderado pela Gol (GOLL4), com participação de 34,6%.
Em seguida, aparecem: Azul (AZUL4), com participação de 33,3%; Latam, com participação de 31,6%; e o restante das companhias, com 0,5%.
Sobre o período de tempo, a ANAC considerou entre setembro de 2020 e agosto de 2021 para chegar nesses números. Ou seja, foi um período de 12 meses.
Participação considerando penetração de marca
O caso do Market Share envolvendo a penetração de marca possui um método diferente do que já vimos. Por ser mais subjetivo, ele pode funcionar por meio de enquetes e entrevistas, mas também com cálculos abordando margem de erro e conceitos estatísticos.
Ainda assim, mesmo se enquadrando de outra forma, vale a menção de que é possível analisar a participação por essa ótica.
Como aumentar o Market Share?
Agora que sabemos como calcular o Market Share, o próximo passo seria entender como aumentá-lo, certo?
Para isso, já existem alguns caminhos conhecidos, seja pela existência em uma literatura de referência, seja por um case real de uma empresa. Sendo assim, as estratégias são as seguintes:
- Investimentos em marketing: para qualquer empresa, o investimento em marketing e propaganda tem um impacto relevante. Afinal, é necessário que o público-alvo conheça e confie em seus produtos ou serviços. Nesse sentido, uma comunicação assertiva faz toda a diferença;
- Inovação: certamente, trazer novidades para os seus clientes, seja em produtos, serviços, etc., são aspectos importantes para ganhar mais público. Assim, esse fator pode afetar de forma direta o market share;
- Relacionamento com o cliente: além de conhecer e consumir um produto ou serviço, cada vez mais as empresas buscam fidelizar os clientes. Sendo assim, os serviços de pós-venda e a manutenção de um relacionamento podem ser fatores para resultados mais positivos;
- Preços competitivos: embora preços mais baixos possam de fato promover um aumento de market share, essa é a estratégia mais arriscada. Na verdade, ela pode ser copiada facilmente pelos concorrentes. Dessa forma, uma competição pelo preço só iria afetar as margens de lucro. Por isso, vale a pena aplicar a estratégia se ela se encaixar com as demais medidas acima.
Por fim, é importante ressaltar que, por mais que o Market Share seja importante para as empresas, existem outros objetivos ainda mais essenciais na frente, como a rentabilidade, por exemplo.
Sendo assim, uma empresa que seja muito rentável, mas com menos participação do mercado, pode ter suas finanças mais saudáveis para prosseguir que uma empresa em situação oposta.
Portanto, mais uma vez é importante lembrar que a forma ideal de utilizar o Market Share é combinando outros indicadores.