Guia do Investidor
acordo
Guias

Joint Venture o que é? | Joint Venture exemplos | Joint Venture Conselhos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

No mercado é comum que nem todas as empresas estão com capital suficiente para fazer expansões e investimentos Joint Venture Exemplos. Portanto, é comum que essas empresas corram atrás de companhias que tenha essa capital para fazer o investimento, com isso, chamamos esse processo de Joint Venture o que é. Nesse sentido, o processo ocorre quando o principal objetivo de uma companhia é benéfico para às duas, quando uma empresa ajuda outra em determinado tempo.

Apesar que o nome ser complexo, complicado o entendimento, acredito que com o processo de joint venture já tenha vistos alguns exemplos. Dessa maneira, se você quer saber mais sobre Joint Venture Exemplos, o que é, exemplos e até mesmo alguns conselhos em forma de vantagens e desvantagens.

O que é joint venture?

O termo joint venture o que é? (tradução para português seria algo, como: união de risco) é um tipo de acordo comercial que ocorre entre duas ou mais empresas por um determinado período. Nesse sentido, o acordo tem por finalidade unir recursos para conseguir realizar uma deliberada operação. E a operação pode ser um novo projeto, expansão no mercado ou agregar valor para em uma das empresas envolvidas e dentre outros.

Normalmente isso ocorre é para acelerar a expansão dos negócios, pois unindo recursos as companhias podem ter acessos a habilidades escassas podendo, inclusive, adentrar em novos mercados. Os recursos oferecidos pela empresa podem ser capital financeiro, matéria-prima, tecnologia ou até mesmo mão de obra, conforme os termos da joint venture.

Entretanto, quando as empresas decidem fazer joint venture, cada uma delas manterá a sua identidade no mercado normalmente com os seus interesses comerciais, ações na bolsa de valores, estrategia corporativa e entre outros. Contudo, com essa união de risco as empresas vão dividir os custos, despesas de associação e até mesmo lucro da joint venture exemplos.

Dessa maneira, essa união pode ser tanto temporária quando permanente, mas como dito, são compartilhadas riscos, prejuízos e custos.

Leia mais  Como abrir um restaurante Outback e faturar muito

Um detalhe interessante é que na China, a prática de joint venture é muito utilizada. Isso porque o governo chinês exige que empresas estrangeiras se associem com empresas estatais para se instalarem no país. Com isso, a política é manter o mercado nacional forte, mantendo o mercado industrial local e facilitando a atuação de investidores.

Características da união de risco

  • Objetivo único e comum existem dois processos que podem ser complexos ou simples (influenciando diretamente na duração da joint venture) visando desenvolver uma proposta de projeto que seja benéfico para todas as partes.
  • Divisão dos resultados não é necessariamente apenas lucros, pode ser outros objetivos, ou serviços como desenvolvimento de uma nova tecnologia, uma nova inteligência, por exemplo.
  • Confiança entre a parceria isso é importante, em termos de privacidades das informações são indispensáveis. Além disso, outros elementos são necessários para que se cumpra objetivo comum sem prejudicar o co-venture.

Como funciona?

Provavelmente você já deve ter entendido o que é joint venture, algumas características e em resumindo o termo, em poucas palavras, é trabalhar em conjunto para um único objetivo. Vamos imaginar que uma empresa A com pouco capital, mas que tenha uma propriedade intelectual especializada, mas uma empresa B com pouco capacidade técnica, mas com bastante capital. Nesse sentido, uma estratégia de joint venture pode beneficias às duas companhias, complementando e melhorando suas tecnologias.

Dessa forma, a empresa B com maior capital pode financiar um projeto para expandir a tecnologia da outra, em troca, obter uma licença para comercializar a tecnologia sob sua marca. Outros exemplos de joint ventures podem incluir acordos para a compra conjunta de estoques de fornecedores com o objetivo de alcançar uma maior escala e custos mais baixos. Nesse modo, existem varias uniões que podem ser importante para as empresas, conseguindo uma maior abrangência de clientes.

E a união de risco, pode ocorrer de duas formas:

  • Joint Venture Contratual é quando as empresas envolvidas assinam um acordo que consta todas as condições. E nesse momento, ainda não há criação de uma nova empresa, apenas trabalham em parceria. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando você tem uma empresa A com capital suficiente para financiar um projeto de expansão de empresa B, com isso, a companhia financiará a empresa B, em troca dos royalties, lucros do produto desenvolvido. Entretanto, como não ocorre uma criação de uma terceira empresa, essa modalidade não envolve a necessidade de mudanças estruturais para as envolvidas.
  • Joint Venture Societária o próprio nome já sugere o que é, quando as empresas envolvidas realizarão um projeto ou um empreendimento através de uma criação de uma nova empresa. Contudo, joint venture societárias assemelham-se a uma parceria comercial. Mas, possuem uma diferençal pontual e fundamental. I
Leia mais  BRF (BRFS3) criará joint venture com fundo soberano da Arábia Saudita

Quais são as vantagens da joint venture?

Em um acordo, apesar de ter que ser bom para as ambas companhias, existem algumas vantagens e desvantagens. Com isso, confira a seguir algumas das principais desvantagens.

Redução dos custos de produção

Isso ocorre quando as empresas fazem parte do joint venture dividirão os custos das operações, isso faz com que as despesas sejam reduzidas. Nesse sentido, há uma grande diminuição dos gastos, que pode resultar em uma maior margem de lucro, aumento na oferta do produto e um produto com menor preço final para o consumidor.

Acesso à capacidade técnica

A união de risco entre empresas permite que novas tecnologias, com maquinário de última geração, sejam adquiridos. Isso porque essa capacidade tem um custo elevado, portanto, muitos empresários não conseguem bancar a compra deles sozinhos. Nesse sentido, com uma capacidade técnica maior, sua linha de produção será mais eficiente, produzindo com uma maior velocidade, e também resultando com produtos em melhor qualidade.

União de riscos

A tradução já indica o que é isso, mas como os lucros são compartilhados, as possíveis dívidas e prejuízos também são divididos. Isso é importante, para que as empresas possam tomar duas vezes o maior risco, pelos riscos serem divididos

Quais são as desvantagens da joint venture?

E como é um negócio, é importante além de analisar as vantagens da joint venture, é importante conhecer algumas desvantagens da aliança entre a união.

Conflito na tomada de decisões

Certamente já deve ter escutado falar sobre quanto mais cabeça pensando é melhor, mas nem sempre é bom quando você precisa fazer uma tomada de decisões. Isso porque quando ocorre joint venture, você terá mais pessoas envolvidas nas decisões. Dessa forma, quando ocorre um processo de tomada de decisão, pode acontecer um desgaste.

Autonomia reduzida

Não que essa seja realmente uma desvantagem preocupante, mas a autonomia do investimento passa a ser de decisão conjunta. Entretanto, quando existe bom relacionamento com o parceiro. Portanto, as decisões podem ser tomadas de forma prática e sem burocracia.

Parceria complexa

Isso porque, uma das organizações não estiver disposta a se dedicar na estratégia, aumenta-se a probabilidade de não alcançar o sucesso. De toda forma, investir em uma parceria conjunta é um grande desafio, mas que oferece diversos benefícios para aqueles que estão bem preparados para a competitividade do mercado.

Leia mais  Braskem (BRKM5) anuncia joint venture com asiática Sojitz Corporation

Confira alguns exemplos

Na história do mercado brasileiro, conta com diversos exemplos de Joint Venture. Contudo, o processo não é certeza de sucesso, por isso, alguns deles deram mais certo do que outros. Dessa maneira, veja abaixo alguns exemplos de união de riscos:

Na economia “real” ou “local”, se podemos colocar desse modo

O título pode estar mal colocado, mas isso foi feito para maior entendimento, isso porque vamos trazer um exemplo real e local. Nesse sentido, confira exemplo, logo em seguida:

Vamos supor que você seja um proprietário de um espaço de terra, um terreno. Contudo, não tenha o capital necessário e chega uma pessoa uma construtora interessada no seu terreno. Entretanto, como foi um terreno de herança, que tem um amor sentimental você não está disposto a fazer a venda. Portanto, você propõe um contrato de joint venture, destacando que você não ira vender o terreno, mas entrará no negócio com o terreno e a construtora entra com o capital.

Dessa maneira, quando há a entrega do edifício, contrato cumpre seu objetivo, acabando e beneficiando às duas partes.

Outros exemplos

  • Sony e Ericsson estabeleceram uma parceira em 2001 — Sony Ericsson com foco na produção de aparelhos e bens eletrônicos, durando até 2012.
  • Outra foi no setor de automóvel, quando a Volkswagen e a Ford em 1987 fez a união com o objetivo de explorar o mercado do Brasil e da Argentina, durou até 1996.
  • Uma joint venture que está na cabeça das pessoas do mercado financeiro, é a empresa Raízen que foi uma Joint Venture Societária que recentemente foi listada na bolsa de valores brasileira (B3).
  • Além disso, tivemos até no setor de chá gelado, uma joint venture entre Coca-Cola e Nestlé, durando cerca de 6 anos.

Qual a diferença entre Joint Venture e Mergers (Fusão)

No mercado estrangeiro têm um termo que significa “fusões” e é uma categoria de união diferente do Joint Venture. Nesse sentido, as uniões de riscos (Joint Venture) são companhias que funcionam separadamente. Contudo, na fusão (merge) duas empresas unem todos os seus processos para se tornar uma companhia nova.

O exemplo bem claro foi no ano de crise de 2008. Quando as companhias Itaú e Unibanco que naquela época eram empresas separadas, fizeram o Mergers (Fusão). Com isso, às duas companhias não existem mais separadamente.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

TOTVS (TOTS3) e Itaú (ITUB4) finalizam a criação de joint venture para o segmento de serviços financeiros corporativos

Guia do Investidor

Totvs (TOTS3) e Itaú Unibanco (ITUB4) concluem criação de Joint Venture em Techfin

Leonardo Bruno

Joint Venture: Unipar e AES Brasil confirmam nova parceria

Leonardo Bruno

Petrobras (PETR4) inicia fase vinculante para vender fatia de joint venture no Golfo do México

Ruan Sousa

Braskem (BRKM5) anuncia joint venture com asiática Sojitz Corporation

Ruan Sousa

Créditos de Carbono: Ambipar aposta em nova Joint Venture sustentável

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário