
- BNDESPar passou a deter cerca de 10% da Simpar (SIMH3).
- Participação na Movida (MOVI3) avançou para aproximadamente 5,95%.
- Holding ainda concedeu opção ligada a até 5% da JSL (JSLG3).
A Simpar (SIMH3) e a Movida (MOVI3) confirmaram que a BNDESPar passou a deter participações relevantes nas duas empresas após a conclusão das ofertas de ações homologadas nesta segunda-feira.
Com os aportes, a subsidiária do BNDES alcançou cerca de 10% da holding e aproximadamente 5,95% da locadora de veículos.
Banco ampliou posição nas ofertas
Na operação da holding, foram subscritas aproximadamente 58,3 milhões de ações ordinárias. Inicialmente, o braço de participações do banco estatal havia se comprometido com cerca de R$ 600 milhões no período de preferência, além da possibilidade de ampliar posição nas sobras.
Enquanto isso, na locadora, a instituição financeira adquiriu aproximadamente 23,9 milhões de ações.
Anteriormente, o compromisso divulgado previa subscrição equivalente a cerca de R$ 249,9 milhões, também com possibilidade de participação adicional no período de sobras.
Mercado monitora reforço financeiro
Além das participações acionárias, a holding concedeu à BNDESPar uma opção de compra de ações representativas de até 5% da JSL (JSLG3), outra controlada do grupo.
Nesse cenário, o movimento reforça o apoio financeiro do banco público às empresas do conglomerado em meio ao atual ambiente macroeconômico mais restritivo.
Ao mesmo tempo, investidores acompanham os impactos das capitalizações sobre alavancagem, liquidez e expansão operacional das companhias ligadas ao grupo.