Notícias

Análise técnica ou fundamentalista: qual utilizar?

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

Análise técnica ou fundamentalista: uma foca nos gráficos, a outra vislumbra o valor intrínseco de uma empresa. Mas qual delas é a mais indicada?

Análise: Para quem não está acostumado com o mercado de ações, investir na bolsa de valores pode parecer confuso. Pois são diversas empresas, diferentes tipos de ações, nomenclaturas estrangeiras, gráficos, número, etc.

Mas mesmo para que já é investidor e conhecedor desse ramo, entender sobre as técnica e fundamentalista é imprescindível. Elas são um dos pontos chave para os investidores traçarem suas estratégias

Análise técnica: olhando os gráficos

A análise técnica – também conhecida como análise gráfica – é o estudo de duas informações: preço e volume. Ou seja, é aquela onde se buscam padrões e objetivam identificar tendências e probabilidades.

Assim, na  técnica, o investidor toma decisões com base no movimento de sobe e desce de uma ação. Ele busca identificar padrões que possam indicar o início ou fim dessa tendência.

Em geral, a  técnica é bastante utilizada pelos traders, já que analisa as tendências de oferta e demanda. Assim, o intuito é rentabilizar seu patrimônio no curto prazo com base nesses padrões. Veja exemplos abaixo:

A análise técnica, por ser apenas com base nos movimentos gráficos de uma ação, acaba sendo bastante criticada. No entanto, para quem tem sólido conhecimento nesse mercado, esse tipo de análise também é válido.

Análise fundamentalista: olhando a empresa

Em contrapartida, temos a análise fundamentalista, na qual o investidor analisa a empresa na qual está investindo. Ou seja, ele busca entender todo o contexto de determinado ativo

Assim, são considerados todos os fatores econômicos, bem como a saúde financeira da empresa. Balanço patrimonial, DRE, fluxo de caixa são primordiais nesse tipo de análise.

Com base nestas informações, o investidor busca entender o valor de uma determinada empresa. Dessa forma as decisões de investimento se dão com base em seu valor intrínseco.

A análise fundamentalista vislumbra mais no longo prazo, sem se importar com o sobe e desce dos gráficos. Nela, os investidores buscam empresas com as quais se identificam e que irão render excelentes retornos.

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter  e fique por dentro de as nossas atualizações! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook.

Sair da versão mobile