Sem dúvida os investidores buscam ações que estejam baratas na bolsa e que possam trazer lucros futuramente. Dessa forma, é importante aprender o índice que realiza esse tipo de medida e que pode auxiliar os acionistas.
Assim, os analistas utilizam um método chamado de P/L que apresenta os ativos que estão com bons preços. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar como funciona esse tipo de verificação.
Como identificar as ações mais baratas da bolsa de valores?
Nesse sentido temos um índice chamado de P/L (Preço/Lucro), que os analistas utilizam para efetuar medições. Desse modo, esse item consegue relacionar tanto o preço da ação em questão quanto o lucro da empresa.
Ou seja, isso indicará o valor que o mercado poderia pagar pelos lucros gerados na empresa. Então se uma companhia apresenta P/L de 14 quer dizer que os investidores comprariam ações 14 vezes o lucro.
De fato, os investidores buscam ativos com grande potencial de valorização e ações que sejam baratas. Assim, esse índice consegue auxiliar nesse processo, mas deve ser utilizado em conjunto.
Por certo, o P/L determina o que os investidores estão dispostos a pagar pelo lucro que a empresa está obtendo. Então, para efetuar essa identificação proceda da seguinte maneira:
- Obtenha o valor que a empresa apresenta no mercado
- Divida esse número pelo total das ações que a mesma detém no mercado
- Divida isso pelo LPA, ou seja, o Lucro por Ação
Nesse sentido, estará disponível o P/L e isso mostrará se uma ação está cara ou barata no mercado. A partir da projeção do P/L é possível verificar a geração de caixa e quais são os lucros futuros.
Como efetuar o cálculo do P/L
Para realizar essa operação faça a divisão do preço das ações pelo lucro das mesmas, usando essa fórmula:
- P/L = Preço / Lucro
Então, o primeiro item a ser descoberto é justamente o preço da ação que é encontrado através da fórmula:
- Preço da Ação = valor (mercado) / Ações emitidas
Logo após obter esses valores aplique-os nas fórmulas passadas e pronto, você terá o P/L das ações da empresa. E assim poderá saber se as mesmas estão baratas ou caras no mercado de ativos.