Notícias

B2W e Lojas Americanas anunciam fusão, criando gigante de varejo

De acordo com o documento, as companhias se preparam para a criação de comitês especiais independentes, cuja finalidade é estudar a fusão de ambas operações.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Na última sexta-feira, 19, a Lojas Americanas (LAME4), em comunhão com a B2W (BTOW3), promoveu um anúncio onde falam sobre a possibilidade de fusão. De acordo com o documento, as companhias se preparam para a criação de comitês especiais independentes, cuja finalidade é estudar a fusão de ambas operações.

A princípio, o novo formato englobaria no mesmo CNPJ cerca de 1.700 lojas físicas e a gigante do ecommerce. Vale destacar que esta possibilidade de fusão parte de um ponto em comum entre as companhias: seus gestores.

Além disso, apesar de anunciar que o novo formato entre a Americanas e B2W tende ao nome de Universo Americanas, não houve qualquer outra informação. Sendo assim, a data final do processo não foi anunciada ainda, bem como não se sabe sobre a nova estrutura.

O que o mercado pode esperar da fusão entre Americanas e B2W?

“Poderoso motor de fusões e aquisições”.

É assim que as B2W e a Americanas denominam o novo desenho comercial.

De acordo com o Brazil Journal, que afirma ter fontes a par das resoluções internas sobre o caso, é provável que a B2W incorpore a LAME. Dessa forma, poderia desfrutar de uma maior disponibilidade de crédito.

“A ideia já era contemplada pelos controladores há pelo menos um ano e meio, e o Lazard esteve envolvido em estudos preliminares”

Segundo o jornal, que afirma ter informações por parte de uma fonte misteriosa.

Por fim, esta fusão entre Americanas e B2W, que há muito tempo já estava sendo questionada por parte do mercado em geral, coloca as companhias em vantagem competitiva. Ou seja, a fusão pode criar uma plataforma que viria a ser uma gigante em vários segmentos, principalmente em arrecadação por meio do e-commerce. Além disso, a Americanas indicou que a estratégia pode gerar uma  empresa forte com relação ao marketing.

Sair da versão mobile