Juros no Brasil

Brasil eleva juros ao maior nível desde 2016 enquanto EUA mantém estabilidade

Juros do rotativo de cartoes subiu para 326 ao ano em marco
Juros do rotativo de cartoes subiu para 326 ao ano em marco

Brasil e Estados Unidos mantiveram as previsões do mercado em mais uma Super Quarta.  O Banco Central brasileiro elevou a Selic em 1 ponto percentual, atingindo 14,25% ao ano — o maior nível desde 2016. Já o Federal Reserve optou por manter sua taxa entre 4,25% e 4,50%, reforçando uma postura cautelosa diante de uma possível desaceleração econômica.

Nos EUA, após três cortes no fim de 2024, o Fed mantém os juros estáveis desde janeiro, sinalizando um compasso de espera para avaliar os efeitos das consecutivas tarifas de Donald Trump. No Brasil, a alta da Selic reflete a preocupação com a inflação persistente, mas também gera incertezas sobre os próximos movimentos do Banco Central.

Paulo Cunha, CEO da iHUB Investimentos, comenta que a grande expectativa agora está nas atas das reuniões dos bancos centrais, que podem indicar a continuidade do ciclo de alta ou uma pausa nas elevações. 

“Dessa vez, as explicações do colegiado serão cruciais para o mercado, ainda mais que existe um forte fluxo de capital estrangeiro na bolsa brasileira, que tem impulsionado ações e pressionado o dólar para baixo”, explica.

Impacto nos investimentos

O aumento da Selic favorece investimentos atrelados ao CDI, como títulos pós-fixados, que acompanham essa valorização de forma quase imediata. No entanto, Cunha alerta que parte do mercado já precifica uma Selic próxima de 15% até o fim de 2025.

“O grande dilema é se o Banco Central vai elevar a Selic até 15% e, se isso ocorrer, por quanto tempo manterá essa taxa elevada. Esse fator será determinante para o comportamento dos ativos de renda fixa e variável nos próximos meses”, destaca.

Fernando Américo
Fernando Américo
Sou amante de tecnologias e entusiasta de criptomoedas. Trabalhei com mineração de Bitcoin e algumas outras altcoins no Paraguai. Atualmente atuo como Desenvol