O estoque de diesel S10, comercializado nos postos de combustíveis brasileiros, é capaz de garantir o suprimento do mercado nacional por menos de 20 dias. Isto é, se hoje for interrompida a produção interna do derivado e suspensa a importação.
Desse modo, o dado consta em declaração de produtores e distribuidores de diesel apresentada à Agência Nacional do Petróleo, Gá Gás Natural e Biocombustível (ANP).
Assim sendo, a situação de risco de desabastecimento, já assimilada pelo mercado, levou o Ministério de Minas e Energia (MME) a convocar representantes da ANP e da Petrobras (PETR4). Ou seja, para discutir formas de contornar o problema.
Nesse sentido, a reunião não foi confirmada pelo ministério, mas consta na agenda de compromissos oficiais de pelo menos três diretores do órgão regulador.
Diante disso, a informação indica que o encontro, por videoconferência, foi pedido pelo governo e não prevê a participação de outros agentes.
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Ademais, informações apresentadas pelo setor, coletadas no último dia 20, indicam que o estoque de diesel no país era de 1,729 milhão de metros cúbicos (m³) no dia 18 deste mês.
Tal volume seria capaz de atender o mercado interno por 19,6 dias, considerando a média de venda das distribuidoras em 2021.
Atualmente, os importadores diminuíram o ritmo de compra no exterior devido ao congelamento do preço do diesel vendido pela Petrobras. Ou seja, que torna a venda do derivado pouco ou não atrativa comercialmente.
Por outro lado, a diminuição do estoque nacional aumenta o risco de falta do produto nos postos diante da necessidade de parada para manutenção das refinarias.
Ademais, uma solução aventada pelo mercado, além de aplicar a paridade de preço internacional, é uma declaração da Petrobras.
Isto é, sobre a expectativa de entrega de diesel por polo de suprimento até o final do ano, diz o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sergio Araujo.
Isso garantiria maior previsibilidade aos distribuidores e importadores que poderiam começar a programar novas compras de volumes.