- A BYD alcançou 3,76 milhões de veículos vendidos até novembro e se aproxima de sua meta anual de 4 milhões de unidades, com vendas de 506.804 carros em novembro
- A participação da BYD no mercado automotivo chinês subiu para 17,1% em novembro, superando marcas como Ford e Honda
- A montadora contratou 200 mil novos trabalhadores e expandiu sua capacidade de produção para atender à crescente demanda por seus veículos
- Enquanto a BYD cresce, montadoras estrangeiras como a GM enfrentam dificuldades financeiras na China, com perdas e reestruturações em suas operações locais
A BYD, principal fabricante de veículos elétricos da China, vive um momento de grande ascensão no mercado automotivo global. Em novembro, a empresa registrou um crescimento expressivo, alcançando 506.804 unidades vendidas e elevando sua participação no mercado chinês para 17,1%, um salto considerável em comparação com os 12,5% registrados em 2023.
Com um mercado forte na China, a montadora está a caminho de superar sua meta global de vendas anuais e se prepara para ultrapassar gigantes como Ford e Honda em volume de vendas.
Poucos passos para a meta
Até novembro, a BYD já havia vendido 3,76 milhões de veículos, estando a poucos passos de alcançar sua meta de 4 milhões de carros vendidos em 2024.
Esse desempenho é impressionante, principalmente quando se considera que a montadora viu sua participação no mercado automotivo chinês crescer de forma contínua nos últimos meses.
O crescimento da BYD é reflexo de uma estratégia bem-sucedida de aumento de capacidade de produção. Contudo, que inclui a contratação de novos funcionários e a expansão das instalações de fabricação.
De acordo com dados da Associação de Fabricantes de Automóveis da China (CPCA), a companhia, que tem mais de 90% de suas vendas no mercado local, agora ocupa a segunda posição no mercado de veículos elétricos do país, atrás apenas de marcas locais como a SAIC.
Se esse ritmo de vendas continuar, a BYD poderá vender mais de 6 milhões de veículos nos próximos 12 meses. Dessa forma, colocando-a em patamar semelhante aos maiores grupos automotivos do mundo, como General Motors e Stellantis.
Estratégias de expansão
O sucesso da empresa não se limita apenas à China. As estratégias agressivas de expansão, como o aumento da capacidade de produção e a melhoria nos custos, ajudaram a BYD a se destacar na intensa guerra de preços que tem pressionado muitas montadoras estrangeiras no país.
Em um esforço para controlar os custos, a BYD também pediu cortes de preços a seus fornecedores e adotou um modelo de negócios mais eficiente.
Além disso, a empresa tem se beneficiado de políticas governamentais que incentivam a troca de veículos antigos por novos. Dessa forma, que ajudou a aumentar a demanda no mercado interno.
Em 18 de novembro, o número de carros trocados por meio de linhas de financiamento subsidiadas pelo governo ultrapassou 4 milhões. Assim, ajudando a impulsionar as vendas e contribuindo para o crescimento do setor.
Dificuldades significativas
Por outro lado, montadoras estrangeiras, como a General Motors, enfrentam dificuldades significativas na China. A GM anunciou recentemente que assumirá mais de 5 bilhões de dólares em encargos devido à reestruturação de sua operação no país e à queda no valor de sua joint venture. Contudo, que sofre com perdas e vendas decrescentes.
Com a contínua expansão da BYD e a forte demanda por veículos elétricos, a empresa está se posicionando para assumir um papel de liderança no mercado global.
A montadora chinesa, que já é uma referência no setor de veículos elétricos, segue firme em seu objetivo de vender entre 5 milhões e 6 milhões de unidades em 2025. Com isso, a BYD consolidará ainda mais sua posição como uma das principais fabricantes automotivas do planeta.