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Casas Bahia vai falir? Varejista se prepara para tempos difíceis

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A crise enfrentada pela Americanas, que teve sua contabilidade questionada em R$20 bilhões no início deste ano, abriu espaço para reorganização do cenário competitivo do comércio eletrônico brasileiro, levando analistas e investidores a questionarem quem sairá vencedor. A Via, proprietária das lojas Ponto e Casas Bahia, está confiante que 2023 será um ano de ganho de market share, apesar da cautela dos executivos diante da desaceleração econômica e dos juros em alta.

A Via está aproveitando os ajustes operacionais feitos nos últimos anos para enfrentar a concorrência, colhendo os benefícios da eficiência operacional e controle de despesas. No quarto trimestre de 2022, a participação da Via no mercado online foi de 12,8%, mesmo patamar do trimestre anterior.

No entanto, a empresa começou 2023 ganhando participação de mercado em ambas as vertentes 1P e 3P, com crescimento deste último na casa dos dois dígitos desde dezembro. A mudança de estratégia no início de 2022, com o marketplace focado em uma grande variedade de itens em pequenas quantidades, buscou maior frequência e recorrência do consumidor.

As lojas físicas tiveram destaque no último trimestre de 2022, registrando um aumento de 16% de receita, enquanto o faturamento online caiu 6% no 1P. A Via também se protege da situação macroeconômica com uma posição de caixa de R$6,2 bilhões e planeja a monetização de créditos tributários em R$2 bilhões para 2023.

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