A empresa Empiricus pode ter cometido alguns crimes contra o consumidor e polícia civil é acionada!
Sabe a famosa frase que cansamos de escutar na infância:
“ A mentira tem perna curta! ”
Pois bem, o glamour da riqueza da Bettina Rudolph pode se acabar com uma investigação da polícia civil do setor de crimes contra o consumidor.
O pedido de averiguação foi feito pelo PROCON-SP que deseja que a Polícia civil investigue a Empiricus. Pois ela pode ter infringido o artigo 67 da lei 8.078 de 11 de setembro 1990. Na qual se refere ao seguinte ato:
“Art. 67. Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva: Pena Detenção de três meses a um ano e multa. ”
Então muita coisa pode acontecer depois da frase da Bettina no vídeo:
“Três anos depois, tenho mais de R$ 1 milhão. Simples assim”
A lei indica prisão de 3 meses até um ano. Porém como a justiça Brasileira é fraca e sempre tem caminhos para substituir penas por multas, é difícil que isso ocorra.
O que pode vir a acontecer são processos por perda e danos de clientes que se sentem lesados com tal divulgação.
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Nos bastidores a Empiricus está com problemas com clientes revoltados!
Depois da propaganda que possivelmente não é verdade, por que a Empiricus se negou a provar. A empresa enfrenta outros problemas, os clientes revoltados.
No site reclame aqui, na página referente a empresa, já são mais de 1200 reclamações. Dentre elas mais de 300 são por propaganda enganosa, o que salienta o tipo de marketing agressivo que a empresa usa.
Os casos de propaganda enganosa da Empiricus não são recentes. De acordo com o site UOL em 2017 a empresa já teve analistas suspenso pela APIMEC.
O Sonho dos 1500 de investimento é história antiga
No mesmo ano de 2017, a suspensão recebida pela Empiricus foi por motivo de e-mails enviados com propagandas enganosas. Os títulos eram os seguintes:
- “Double X: uma maneira totalmente inovadora de ter um lucro potencial de 995,1% em 12 meses”
- “A estratégia capaz de transformar R$ 1.500 em mais de R$ 227 mil em apenas um mês”
- “A nova oportunidade da sua vida”
Então a ideia de transformar R$1.500 em grandes quantias já se vem a um tempo. Porém com a Bettina o lucro foi maior e bateu a casa de mais de 1 milhão!
A empresa se explica mas não convence!
A empresa justifica de várias formas o ocorrido. Então continua o jogo de marketing criando uma série em seu canal.
Em um comunicado da Empiricus eles explicam que:
“buscam criar interesse no público em conhecer melhor o mercado de ações, fundos e títulos financeiros, de modo a aplicar melhor o seu dinheiro”.
Quando questionados sobre o vídeo da Bettina:
“o material tinha caráter de teaser para um curso gratuito de educação financeira, feito por uma diligente equipe de 32 especialistas”
Para justificar tal ato de propaganda a empresa justifica, explicando que imita os mecanismos americanos de marketing:
“A comunicação da empresa replica o modelo amplamente disseminado de publicidade de empresas de publicações financeiras dos Estados Unidos. Naquele país, o acesso a produtos financeiros é amplamente desbancarizado, e diversas empresas de conteúdo, semelhantes à Empiricus, desempenham um importante papel de educação financeira”
Em recente declarações Bettina afirma que não ganhou 1 milhão com apenas um aporte. E sim possui uma carteira com mais de 30 ações que na qual apenas uma não deu certo.
De acordo com ela, foi criada uma série, em vídeos, que ela mesma irá explicar como chegar nesse um milhão. Assim é possível observar que a jogada de marketing da Empiricus continua! Atraindo agora muitos curiosos para assistir essa série.
Então até que se prove o contrário a Bettina tem um milhão, o PROCON quer respostas e os consumidores revoltados!