Na última quarta-feira (06), a companhia aérea Gol (GOLL4) anunciou ao mercado em geral os resultados prévios de tráfego de dezembro de 2020. Nesse sentido, relatório parte da base comparativa em relação ao mesmo período de 2019.
O último mês de 2020 foi menos duro com as empresas de turismo em geral, mas ainda assim, o desempenho está aquém do registrado no peŕiodo pré pandemia.
Resultados prévios de dezembro 2020
Ao longo de dezembro, houve uma recuperação média de 476 voos diários. Sendo assim, a Gol reabriu as bases de Jericoacoara, de Caldas Novas e de Cabo Frio em dezembro. Além disso, a companhia adicionou 2.052 operações aos aeroportos de Guarulhos, de Congonhas, Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Salvador Bahia.
Certamente não foi um período de descanso para a aérea. Inclusive, em relatório a empresa afirma que “a GOL permanece disciplinada em sua liderança do mercado”.
Os efeitos da dedicação vieram de forma tímida, confira:
Gol Doméstico
Em primeiro lugar, as decolagens da Gol em dezembro de 2020 caíram mais de 30% em relação ao ano anterior. Ou seja, foram 14.754 decolagens contra as 23.233 reportadas em 2019.
Além disso, houve efeitos na demanda da aérea, que registrou a queda de 28,5% na mesma base comparativa, Enquanto isso, tratando-se da oferta, apesar de apresentar número menor do que a demanda, ainda assim caiu mais de 26% em dezembro.
Gol Internacional em dezembro
Como já era de se esperar, a companhia foi muito afetada pelo período de restrição social que, de certa forma, ainda vigora. Este fato se relaciona como justificativa pela falta de voos internacionais, não somente ao longo de dezembro, mas de todo o quarto trimestre.
Entretanto, ainda assim houve demanda internacional pela Gol, que se manifestou em queda de 76,3% em relação a dezembro de 2019. Bem como caiu a oferta, em 75% e a taxa de ocupação declinou 4,1 p.p na mesma comparação.